A Airbus reuniu uma série de convidados, entre políticos e empresários, para demonstrar a mais recente aeronave deste fabricante europeu: o Racer. À primeira vista, até pode parecer um helicóptero normal, mas as pequenas asas com dois rotores extra, com as hélices viradas para trás, demonstram que este helicóptero é muito diferente dos restantes.
E são estas hélices extra que permitem que o Racer ultrapasse os 400 km/h, o dobro do habitual em helicópteros civis. Mesmo os helicópteros militares mais rápidos costumam ter velocidades máximas próximas dos 300 km/h. A velocidade extra poderá ser importante, por exemplo, para levar socorristas a chegar mais rapidamente a zonas de catástrofe. Na prática, esta aeronave poderá voar tão rapidamente quanto um avião, mas levantar e aterrar em zonas sem pista.
De acordo com a informação da Airbus, o Racer tem outras vantagens além da velocidade: 20% mais eficiente do que helicópteros convencionais de dimensão similar, e mais confortável. Tudo porque as pequenas asas diminuem a necessidade de sustentação por parte do rotor principal e permitem um voo mais estável.