Em comunicado, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) indicou que este "crescimento significativo na atividade turística" no ano passado foi revelado no mais recente relatório da plataforma Travel BI, do Turismo de Portugal.
"Em 2023, o Alentejo viu um aumento homólogo de 20,9% nos hóspedes do estrangeiro, comparativamente ao ano anterior", adiantou, referindo que "as dormidas de estrangeiros também registaram uma subida impressionante de 18,5%".
Segundo a ARPTA, o número de hóspedes que chegaram à região vindos do estrangeiro no ano passado, quando comparado com o de 2019, considerado até então o melhor ano turístico, cresceu 0,9% e as respetivas dormidas subiram 11,3%.
"Já os proveitos globais no Alentejo evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019", sublinhou esta agência regional.
Quanto aos cinco países de onde chegam mais turistas para pernoitar no Alentejo, a entidade realçou que "todos os mercados registaram um aumento em 2023", com a Espanha na liderança destacada, seguida dos Estados Unidos, Alemanha, França e Brasil.
Citado no comunicado, o presidente da ARPTA, Vítor Silva, considerou que "estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico".
"Crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos", assinalou.
De acordo com o responsável, o crescimento turístico resulta de "um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos visitantes".
Leia Também: Municípios do Alentejo Central reciclaram 200 toneladas de lixo em 2023