Amancio Ortega elevado a “senhorio” da Primark com compra de novo armazém logístico nos Países Baixos

9 meses atrás 73

Operação ascendeu a 100 milhões de euros. O ativo, que estava nas mãos do fundo Blackstone, está arrendado à Primark, que ali detém o seu centro de distribuição para os mercados holandês e francês.

O fundador e principal acionista da Inditex, Amancio Ortega, adquiriu um armazém logístico nos Países Baixos por 100 milhões de euros, menos de um mês depois de ter anunciado a compra de um complexo logístico em Baldonnell Business Park, no estado norte-americano da Florida.

O ativo, que era propriedade do fundo Blackstone, está atualmente arrendado à Primark, que ali detém o seu centro de distribuição para os mercados holandês e francês, de acordo com portal imobiliário Reactnews, citado pelo “El Economista”.

Com a aquisição, que foi concretizada através da “holding” de investimentos financeiros Pontegadea, Ortega torna-se o senhorio de uma das principais marcas concorrentes da Zara.

Localizado em Roosendaal, no sul dos Países Baixos, o armazém tem 87.000 metros quadrados, que será arrendado ao operador de transporte DSV, o fornecedor de logística da Primark, por dez anos.

A primeira operação da Pontegadea neste segmento imobiliário, sem ser nos Estados Unidos, concretizou-se em junho do ano passando, quando a empresa de investimentos adquiriu uma plataforma de logística, também nos Países Baixos, por 105 milhões de euros, em Venlo.

No ano passado, as aquisições anunciadas pela Pontegadea ascenderam a 1.300 milhões. Contudo, de acordo com a publicação espanhola, que cita fontes do sector, o volume de transações será consideravelmente superior, sem ultrapassar, ainda assim, os 2.700 milhões investidos em 2022.

Os Países Baixos são, efetivamente, um dos países estratégicos para a Inditex. Em junho, o “El Economista” noticiou que o mercado holandês, em conjunto com o suíço, representavam 56% dos lucros antes de impostos de todo o continente europeu, excluindo Espanha.

Ler artigo completo