ANTEVISÃO | Duelo de vizinhos tem sempre sabor especial

6 meses atrás 65

O segundo dia da jornada 25 da Liga Portugal Betclic termina em Guimarães, com um escaldante Vitória SC - FC Famalicão. A proximidade geográfica entre os dois clubes - aspeto que traz uma certa dose de rivalidade à partida - é motivo suficiente para que o jogo mereça ser acompanhado, mas a paixão dos adeptos de ambos os conjuntos e o futebol positivo, que tanto Álvaro Pacheco como João Pedro Sousa tentam promover, dão um sabor especial a este duelo.

À entrada para esta ronda, o Vitória SC ocupava o quinto lugar, ao passo que o FCFamalicão seguia no oitavo posto. Apesar da proximidade em termos classificativos, a diferença pontual é considerável, já que os vitorianos somam 44 pontos e os famalicenses têm somente 27.

Sendo inegável que ambas as equipas têm bons princípios de jogo, a verdade é que, em termos de resultados, tanto Vitória SC como FC Famalicão já atravessaram melhores momentos: nas últimas cinco partidas, a equipa de Álvaro Pacheco venceu duas (uma delas na última jornada, frente ao Estoril Praia), empatou duas e perdeu uma. Do outro lado, o 'Vila Nova' venceu um encontro, empatou dois (o último na ronda anterior, ante o Boavista) e perdeu dois.

Olhando para as escolhas habituais de ambos os treinadores, há alguns dados a registar: enquanto o vimaranenses não podem contar com Tomás Ribeiro, líder do setor defensivo, o FC Famalicão volta a ter Zaydou Youssouf e Jhonder Cádiz, duas peças essenciais para João Pedro Sousa, disponíveis.

Na antevisão da partida, Álvaro Pacheco vincou a rivalidade entre os dois clubes. «Aumenta o grau de dificuldade. É um dérbi e os dérbis têm esse cariz, são sempre jogos intensos, as duas equipas querem muito conquistar os três pontos. São duas equipas fortes, que no início da época estavam comprometidas com os mesmos objetivos. O FC Famalicão não tem tido os resultados que condizem com a qualidade do plantel e das exibições que tem vindo a fazer. Vai ser um jogo equilibrado, contra um adversário muito forte. Temos de estar muito bem e sermos mais fortes em todos os momentos», explicou.

Por seu lado, João Pedro Sousa destacou a importância do encontro: «No fundo, se compararmos com o último jogo, temos de ser mais eficazes, mais competentes e mais intensos se queremos ganhar. É isso que pretendemos. Do outro lado está uma equipa que tem feito um campeonato extraordinário, uma equipa difícil de bater, que faz golos com facilidade, dificulta muito o trabalho ofensivo das equipas adversárias, competitiva. Portanto, o que vamos encontrar é um desafio de máxima exigência para nós e há pontos fundamentais que estão identificados.»

Ler artigo completo