ANTEVISÃO | Manter o foco (e a invencibilidade)

2 meses atrás 66

É já esta terça-feira, em Leiria, que a Seleção Nacional Feminina encerra a fase de grupos da Liga das Nações 2023/24. A equipa das Quinas já tem o primeiro lugar do grupo assegurado, assim como a consequente subida à Liga A, e agora só tem um objetivo em vista antes dos play-offs que se seguem: manter-se invicta

Até aqui, a caminhada foi composta por cinco jogos, quatro vitórias, um empate e apenas um golo sofrido. Agora, segue-se este último embate com Malta, que já nada diz a ambas as equipas: Portugal já está promovido à Liga A e Malta já está despromovida à Liga C. 

Porém, e tendo em conta que o objetivo é continuar a vencer antes dos play-offs, que vão ter lugar em outubro, Portugal sabe o que esperar de uma seleção que tem mais talento do que a tabela faz transparecer. Ainda que seja uma Seleção com evidentes lacunas, até pelo grande entrave populacional do país - pouco mais de 500 mil habitantes -, esta equipa liderada pela italiana Manuela Tesse já demonstrou, no primeiro jogo entre ambas as equipas, que é organizada e competente a nível defensivo. 

Kika é ausência confirmada

Quando às escolhas do Selecionador Nacional, que não vai poder contar com Kika Nazareth, são esperadas algumas mudanças. Porém, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Francisco Neto não abriu o jogo. 

«Temos um plantel cada vez mais preparado, temos utilizado muitas jogadoras no apuramento. O último campeonato do mundo foi há um ano, só Espanha utilizou mais jogadoras do que Portugal e estamos a falar de uma grande competição. Este é o nosso trabalho, que passa por preparar o máximo de jogadoras. Provavelmente vão existir mudanças, mas ainda temos tempo para avaliar. Agora, não é por não existir o peso da qualificação que vão existir mudanças, é o normal», referiu o técnico da conferência de imprensa. 

O encontro, recorde-se, está agendado para as 18 horas desta terça-feira, em Leiria. Na próxima sexta-feira, Portugal fica a conhecer os adversários do play-off de acesso ao Campeonato da Europa de 2025. 

Ler artigo completo