AO MINUTO: Agricultores em protesto; Já há estradas bloqueadas

8 meses atrás 52

Protesto corta EN260 na fronteira alentejana de Vila Verde de Ficalho

Lusa | há 6 minutos

Perto de 100 tratores e máquinas agrícolas estão a cortar a Estrada Nacional 260 (EN260), na zona de Vila Verde de Ficalho (Beja), junto da fronteira com Espanha, desde as 03h00, no âmbito da manifestação de agricultores.

"Nós não vamos partir nada, não vamos voltar camiões, não vamos agredir ninguém. Nós estamos aqui por nós, pelas nossas famílias, pela nossa sobrevivência", disse à agência Lusa António João Veríssimo, um dos porta-vozes do movimento promotor dos protestos de hoje pelo país.

À saída de Vila Verde de Ficalho em direção a Espanha, também onde se encontram alguns veículos e elementos da GNR, estão estacionados no meio da estrada, atravessados, os primeiros tratores.

Dezenas de tratores interrompem circulação na A25, em Vilar Formoso

Lusa | há 14 minutos

Dezenas de máquinas agrícolas e agricultores estão a interromper desde as 06h00 a circulação na Autoestrada 25 (A25), entre o nó de Leomil e Vilar Formoso, na Guarda.

O protesto está a juntar agricultores de toda a Beira Interior, de acordo com o porta-voz do Movimento Civil de Agricultores para a região das Beiras.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Estrela, agricultor, que está em marcha lenta na A25, contou que as máquinas agrícolas, reboques e veículos entraram cerca das 06h00 no nó de Leomil e cerca das 06h50 estavam em marcha lenta em direção a Vilar Formoso.

"A ideia é bloquear, mas estamos em marcha lenta para permitir que mais veículos possam participar e entrar na autoestrada. Nesta altura é difícil dizer quantos veículos estão na autoestrada, mas vieram agricultores de toda a Beira Interior", disse.

Protesto de agricultores bloqueia Estrada Nacional 4 em Elvas

Lusa | há 16 minutos

A Estrada Nacional (EN) 4 junto a Elvas, no distrito de Portalegre, foi temporariamente cortada ao trânsito, no arranque de um protesto de agricultores que pretende bloquear a fronteira com Espanha.

Os 'homens da terra', vindos de vários concelhos dos distritos de Évora e Portalegre, começaram a concentrar-se antes das 05h00, neste local, sob o 'olhar atento' da GNR, e, por volta das 06h20, iniciaram o protesto.

Com os tratores parados ou em circulação lenta neste troço da EN4, o trânsito ficou bloqueado, constatou a agência Lusa no local.

Os tratores conduzidos por agricultores têm os 'pirilampos' ligados e transportam bandeiras portuguesas e faixas com palavras de ordem contra as políticas do Governo para o setor.

Entretanto, carrinhas estão a entrar no nó da autoestrada A6 junto à EN4, supostamente em direção à fronteira do Caia.

Agricultores saem hoje à rua de norte a sul pela valorização do setor

Lusa | há 17 minutos

Os agricultores estão hoje na rua com os seus tratores, de norte a sul, reclamando a valorização do setor e condições justas, num protesto que deverá bloquear várias estradas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa. Saiba o que é esperado e o que está em causa:

Agricultores saem hoje à rua de norte a sul pela valorização do setor

Os agricultores estão hoje na rua com os seus tratores, de norte a sul, reclamando a valorização do setor e condições justas, num protesto que deverá bloquear várias estradas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa.

Lusa | 06:21 - 01/02/2024

Centenas de tratores protestam em Bruxelas em dia de cimeira europeia

Lusa | há 17 minutos

Filas de tratores começaram hoje a circular, num buzinão, pelas ruas do bairro europeu de Bruxelas ao início da manhã, ao mesmo tempo que decorre uma cimeira de líderes da UE.

Outros grupos de tratores encontram-se desde a madrugada na circular interna da capital belga, dificultando o trânsito, e as autoridades pediram aos cidadãos que utilizem os transportes públicos para se deslocarem na capital.

Representantes de associações agrícolas de diferentes países, incluindo de Portugal, Espanha e Itália, vão participar numa manifestação no bairro europeu, pela hora do almoço, para explicar as razões do protesto.

Ler artigo completo