AO MINUTO: Luto nacional na Rússia; Embaixador rejeita alerta dos EUA

6 meses atrás 68

Embaixador russo nega ter recebido informação dos EUA sobre ataque

Daniela Filipe | há 8 minutos

O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, rejeitou que a Embaixada da Rússia em Washington tenha recebido qualquer alerta por parte daquele país quanto a um potencial ataque terrorista em Moscovo, este domingo.

"Não recebemos nenhuma notificação ou mensagem com antecedência. [...] Prestámos atenção a isso, mas [...] não tive contactos nem com a Casa Branca, nem com o Departamento de Estado sobre esta questão", disse o responsável, em declarações à RIA.

É que, recorde-se, o Departamento de Estado norte-americano emitiu um alerta, no dia 7 de março, através do qual informava que a Embaixada dos EUA na Rússia estava a "monitorizar relatórios" sobre "planos iminentes" de um grupo extremista para atacar "grandes aglomerados em Moscovo", que terá partilhado com o lado russo.

Rússia assinala dia de luto nacional. Bandeiras colocadas a meia haste

Daniela Filipe | há 14 minutos

A Rússia acordou, este domingo, em dia de luto nacional pelas vítimas do ataque de sexta-feira na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos subúrbios de Moscovo, levado a cabo pelo Estado Islâmico.

As bandeiras dos edifícios foram hoje, colocadas a meia haste, depois de, no sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, se ter comprometido a localizar e a punir todos os responsáveis ​​pelo atentado que provocou pelo menos 133 mortos, incluindo três crianças, e 152 feridos.

EI reivindicou mais de 14 ataques na Rússia desde 2015. Eis a cronologia

Lusa | há 32 minutos

O Estado Islâmico (EI) tem um histórico de ataques na Rússia como o de sexta-feira em Moscovo, reivindicando ações neste país desde 2015, incluindo assassinatos de polícias, matanças em igrejas, bombas num supermercado e múltiplos tiroteios.

Segundo números recolhidos pela EFE, o EI reivindicou ou foi responsável por pelo menos 14 ataques na Rússia entre 2015 e 2019, último ano em que se registou uma ação sua até à de sexta-feira na capital russa, em que pelo menos 133 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

Veja a cronologia.

Líder norte-coreano envia condolências a Putin por ataque em Moscovo

Lusa | há 33 minutos

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, enviou uma mensagem de condolências ao Presidente russo, Vladimir Putin, pelo ataque em Moscovo que causou pelo menos 133 mortos, informou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Na sequência da "súbita e triste notícia", o dirigente da Coreia do Norte "expressou as sinceras condolências e solidariedade ao Presidente russo e, através dele, ao Governo e ao povo russos, bem como às famílias enlutadas e às vítimas", avançou a agência de notícias oficial.

Para recordar...

Daniela Filipe | há 34 minutos
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desejou a rápida recuperação das vítimas do ataque em Moscovo, na sexta-feira à noite, segundo adiantou a vice-primeira-ministra russa, Tatyana Golikova, citada pelos 'media' do país. Até então, o chefe de Estado não se tinha pronunciado publicamente sobre o atentado. As autoridades russas já identificaram 29 das 133 pessoas mortas, indicou o Ministério para as Situações de Emergência. Segundo as autoridades, pelo menos 133 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas depois de homens armados terem disparado na sexta-feira à noite contra centenas de pessoas que estavam numa sala de concertos de um centro comercial nos arredores da capital russa. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar "remeter a culpa" para Kyiv do atentado em Moscovo reivindicado pela organização terrorista internacional Estado Islâmico (EI). "O que aconteceu ontem (sexta-feira) em Moscovo é óbvio: Putin e os outros vilões estão apenas a tentar colocar a culpa noutras pessoas", disse Zelensky na sua mensagem diária, após as autoridades russas avançarem a hipótese de uma pista ucraniana. O Governo norte-americano recordou ter tido informações prévias de que um "ataque terrorista" estava a ser planeado na Rússia e que partilhou o alerta com as autoridades russas.  

Início de acompanhamento

Daniela Filipe | há 44 minutos

Bom dia´. Retomamos o acompanhamento AO MINUTO sobre os acontecimentos mais recentes do ataque em Moscovo, na Rússia. Poderá recordar a cobertura de sábado na ligação abaixo.

AO MINUTO: NATO condena ataque; Primeiras vítimas identificadas

Acompanhe AO MINUTO os últimos acontecimentos sobre o ataque em Moscovo, na Rússia.

Notícias ao Minuto | 07:38 - 23/03/2024

Ler artigo completo