Aproveitou concentração da seleção para fugir: a história de Lázaro Castro

6 meses atrás 51

Mergulhado num sistema económico castrador do livre mercado, em grande medida estatizado e com poucas condições favoráveis à criação de riqueza à população, vários são os casos tornados públicos de fugas de Cuba. Lázaro Castro, internacional cubano de futsal, é mais um desses casos, tendo aproveitado a ida a Nicarágua, no âmbito do CONCACAF Championship 2024 e respetiva qualificação para o Mundial da sua equipa nacional, para desertar. 

A fuga terá ocorrido pouco antes do desafio entre a Cuba e a República Dominicana, que até coincidiu com o acesso dos cubanos ao Campeonato do Mundo da modalidade.

Segundo a imprensa cubana, o desaparecimento do extremo deixou a equipa nacional com apenas 13 atletas disponíveis, tendo ocorrido em Nicarágua pelo facto daquele país americano, não exigir vistos de entrada aos cidadãos cubanos, desde 2021.

Longe de ser caso único, Castro seguiu as pisadas dos compatriotas e também futsalistas Ernesto Duanes e Bárbaro Shelier, que procederam ao desaparecimento premeditado em novembro de 2023.

Além destes casos, inúmeras figuras do desporto local optaram pelo mesmo «método», na esmagadora maioria das vezes na procura de uma vida melhor e condições profissionais mais condizentes à sua expressão enquanto atletas de alto rendimento. 

Osmany Diversent, Susana Martínez ou Santiago Hernández, lutadores medalhados a nível internacional, aproveitaram a realização dos Jogos Pan-Americanos 2024 para fugir da comitiva cubana e, por sinal, do seu país natal.

Segundo o jornal CubaNet, calcula-se que, durante 2023, pelo menos 106 atletas - 62 homens e 44 mulheres -, fugiram de Cuba em busca de outras condições financeiras e de vida.

Cuba

Lázaro Castro

No Photo

NomeLázaro Castro

Nascimento-

Nacionalidade

Cuba

Cuba

PosiçãoAla

Ler artigo completo