Arrufadas, os pãezinhos doces e fofinhos de Coimbra

11 meses atrás 268

As Arrufadas de Coimbra são um doce tradicional da região de Coimbra, em Portugal. A sua origem remonta a séculos passados e está intimamente ligada à história e cultura da cidade.

As Arrufadas são pãezinhos doces e fofos, levemente adocicados e com uma textura macia. São caracterizadas pela sua forma redonda e pelo sabor suave. Acredita-se que a sua receita original tenha sido criada por freiras conventuais da cidade de Coimbra.

Os conventos e mosteiros sempre desempenharam um papel importante na produção de doces e iguarias em Portugal, e Coimbra não foi exceção. Os conventos da região eram conhecidos pela sua habilidade em criar doces deliciosos, e muitas das receitas tradicionais foram transmitidas de geração em geração.

As Arrufadas de Coimbra ganharam popularidade ao longo do tempo, tornando-se um doce típico da região. A sua forma arredondada e a textura macia são características distintivas que as diferenciam de outros tipos de pães ou bolos.

Hoje em dia, as Arrufadas são encontradas em várias pastelarias e padarias em Coimbra, sendo apreciadas por moradores locais e visitantes. É comum encontrar este doce nas montras das pastelarias da cidade, ao lado de outros doces tradicionais como as Queijadas de Coimbra e as Barrigas de Freira.

Ingredientes:

500g de farinha de trigo 100g de açúcar 25g de fermento fresco de padeiro 100g de margarina derretida 2 ovos Raspa de 1 limão 1 pitada de sal Leite q.b. Açúcar em pó (para polvilhar)

Confecção:

Dissolva o fermento fresco em um pouco de leite morno e reserve por alguns minutos até ativar.

Num recipiente grande, misture a farinha de trigo, o açúcar, a margarina derretida, os ovos, a raspa de limão e uma pitada de sal.

Adicione o fermento ativado à mistura e comece a amassar, aos poucos, adicione leite morno enquanto amassa até obter uma massa macia e elástica. A quantidade de leite pode variar, por isso adicione aos poucos até obter a consistência certa.

Cubra a massa com um pano e deixe descansar num local quente por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.

Divida a massa em pequenas porções e molde-as em formato de pãezinhos redondos. Coloque os pãezinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando espaço entre eles para que possam crescer.

Cubra o tabuleiro com um pano e deixe os pãezinhos descansarem por mais 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Leve os pãezinhos ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 a 20 minutos, ou até dourarem ligeiramente.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco.

Polvilhe as Arrufadas com açúcar em pó antes de servir.

As Arrufadas são deliciosas quando servidas mornas, acompanhadas de uma chávena de café ou chá. Desfrute destes pãezinhos doces e fofinhos típicos de Coimbra!

Print Friendly, PDF & Email

Ler artigo completo