Artur Jorge e Abel saltam para a liderança (partilhada) do Brasileirão

2 meses atrás 62

A 16ª jornada do Brasileirão ainda terminou, mas há desde já uma garantia: a liderança vai ser portuguesa e partilhada entre o Botafogo de Artur Jorge e o Palmeiras de Abel Ferreira, ambos com 33 pontos.

As equipas dos dois técnicos portugueses venceram, na última noite, os respetivos jogos e aproveitaram assim a derrota (1-2) surpreendente do Flamengo, em casa, perante o Fortaleza, uma das equipas sensação do campeonato.

Este desaire foi o epicentro de tudo, mas há duas vertentes nas vitórias portuguesas: o Palmeiras jogou antes e limitou-se a fazer o seu trabalho, sem saber que iria haver derrota flamenguista; já o Botafogo entrou em campo a saber que, caso ganhasse ao Vitória, ia ser líder.

No Allianz Parque, o Palmeiras acabou por vencer (3-1) o Atletico Goianiense e quis resolver o jogo desde bem cedo: Flaco Lopez fez o 1-0 logo aos seis minutos, o empate surgiu três minutos depois, mas logo no início da segunda parte dois golos em dois minutos: Raphael Veiga e um auto-golo fizeram o resultado final aos 53'.

Duas horas mais tarde era a vez do Botafogo vencer em Salvador da Bahia. Na casa do Vitoria, o golo de Jefferson Savarino (62') foi decisivo para a vitória pela margem mínima, isto já depois do ex-FC Porto Carlos Eduardo ter falhado uma grande penalidade.

Resumindo, Botafogo e Palmeiras lideram, agora, o Brasileirão, com 33 pontos cada. O Flamengo, com 31, segue na perseguição e logo atrás vem o surpreendente Bahia (30 pontos) a fechar o G-4.

Ler artigo completo