ASAE desmantela rede de falsificação de azeite a sul do Tejo

8 meses atrás 63

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou recentemente uma rede de falsificação de azeite na sequência de uma ação realizada na margem Sul do Tejo e nas imediações da cidade de Portalegre. Foram apreendidos 510 litros de azeite falsificado.

A investigação visou "identificar potenciais inconformidades sobre a autenticidade e qualidade do produto, e ainda, práticas de concorrência desleal", refere a ASAE em comunicado.

Na ação, "foram inspecionados diversos operadores económicos não sedentários, com ligações entre si, tendo sido detetado em flagrante delito a comercialização de um produto com indicação de 'azeite virgem', com forte suspeita de se tratar de óleo alimentar", cujo preço por uma embalagem de cinco litros rondava "os 30 e 40 euros".

A ASAE instaurou "três processos-crime" por "fraude sobre mercadorias e géneros alimentícios anormais falsificados".

Também foram "apreendidos 510 litros de produto falsificados, centenas de rótulos, uma viatura de mercadorias e diversa documentação probatória e indiciária". Todo o material teria um "valor aproximado de 29.000 euros".

A equipa de inspeção realizou ainda "18 colheitas de amostras a todos os produtos oleicos detetados", que foram encaminhadas para laboratório para serem analisadas.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).

A ASAE deixou, por fim, um alerta aos consumidores para terem atenção "a ofertas deste produto com preço abaixo do expectável" para não serem enganados e comprar outras substâncias oleicas como sendo azeite.

Leia Também: Subida de preço? Supermercado usa 'truque' para evitar roubo de azeite

Ler artigo completo