Bolsas EPIS vão apoiar qualificação de 227 alunos com investimento de 545 mil euros

2 meses atrás 68

Estas bolsas têm o objetivo de qualificar os alunos de famílias de situações socioeconómicas fragilizadas, dando-lhes oportunidade de seguirem o seu percurso académico no ensino superior, assim como de apoiar os estágios de inserção profissional para jovens com deficiência.

O programa de bolsas EPIS- empresários pela inclusão social vai atribuir 227 bolsas de estudo e formação em Portugal. Este ano o programa conta com 45 parceiros sociais, que vão investir 545 mil euros. As candidaturas para estas bolsas decorrem até 22 de setembro.

As bolsas têm o objetivo de qualificar os alunos de famílias em situações socioeconómicas fragilizadas, dando-lhes oportunidade de seguirem o seu percurso académico no ensino superior, assim como o de apoiar os estágios de inserção profissional para jovens com deficiência.

Segundo o comunicado, as 227 bolsas vão ser divididas pelas diferente áreas do programa, estando 148 destinadas à qualificação superior, apoiando os alunos que estejam em 2024/2025 a iniciar as licenciaturas e mestrados, 33 alocadas para a empregabilidade inclusiva de jovens adultos com deficiência, e as restantes vão ser atribuídas a alunos a iniciar o ensino secundário e a escolas que se destaquem com projetos inovadores de promoção de boas práticas da inclusão social de crianças e jovens e da sustentabilidade e cidadania ativa.

O programa decorre pelo 14º ano consecutivo, estando as candidaturas abertas até 22 de setembro, sendo que estas têm cobertura nacional e abrangem todas as escolas, instituições e alunos de Portugal do ensino secundário ao ensino pós-secundário e superior.

Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS, afirma que “a sociedade civil e as empresas estão sensibilizadas para este desafio de qualificação do país e têm apoiado cada vez mais este programa de bolsas da EPIS, que já apoiou 1.170 jovens e suas famílias desde 2011”.

O programa está disponível desde 2011, tendo já atribuído 1170 bolsas, num investimento de 2,25 milhões de euros, tendo contado com o apoio de 91 investidores sociais e 89 doadores individuais.

Ler artigo completo