Britânico condenado por roubar quase 3 mil ovos de aves selvagens

5 meses atrás 97

Um homem, de 71 anos, foi condenado a 12 semanas de prisão, com pena suspensa, após ter roubado quase três mil ovos de aves selvagens dos seus ninhos, em Norfolk, na Inglaterra. Esta foi a terceira vez que o indivíduo, identificado como Daniel Lingham, foi condenado por crimes da mesma natureza.

Segundo a Sky News, a polícia britânica fez uma busca domiciliária à residência de Lingham a 25 de julho do ano passado, e encontrou 2.995 ovos de aves selvagens, a maioria escondidos atrás de um painel na casa de banho e no seu quarto. 

O homem declarou-se culpado de cinco crimes no Tribunal de Norwich, no passado dia 20 de fevereiro, e, além da pena de 12 semanas de prisão, foi condenado a cumprir 12 meses de tratamento de saúde mental, incluindo 15 dias de atividade de reabilitação. Terá ainda de pagar 183 libras (cerca de 213 euros) de indemnização ao British Trust of Ornithology e 145 libras (169) por custas judiciais. 

O homem já tinha sido detido em 2005 pelo roubo de quatro mil ovos de aves selvagens. Em 2018, voltou a ser detido após ter sido encontrado na posse de mais de cinco mil ovos. Em ambas as ocasiões 

"A coleção de ovos deveria ser um passatempo confinado aos livros de história, uma vez que foi tornada ilegal em 1954", afirmou o agente Chris Shelley, da equipa de crime rural da polícia.

"Felizmente, há muito poucos indivíduos a cometer este crime, mas esses poucos, incluindo Lingham, causam um enorme prejuízo a milhares de aves, incluindo algumas das nossas espécies em maior risco - neste caso, noitibó, pintarroxo, martelo amarelo e pardais domésticos - para citar apenas alguns", lamentou. 

Leia Também: Iate fica preso entre os arcos de ponte em Inglaterra

Ler artigo completo