Bruxelas autoriza venda de 50% de central a carvão em Espanha pela EDP

5 meses atrás 37

A EDP informou o mercado, no passado mês de outubro, do acordo alcançado com a Corporación Masaveu para a venda de 50% desta central termoelétrica. Agora, recebeu aprovação de Bruxelas para avançar com o negócio.

A Comissão Europeia anunciou, esta sexta-feira, a aprovação da aquisição do controlo em partes iguais, pela EDP e pela espanhola Corporación Masaveu, de Aboño Generaciones Elétricas.

De recordar que a EDP informou o mercado, no passado mês de outubro, do acordo alcançado com a Corporación Masaveu para a venda de 50% desta central termoelétrica. Agora, recebeu aprovação de Bruxelas para avançar com o negócio.

O entendimento com a Corporación Masaveu, que controla a Oppidum, a segundo maior acionista da EDP, reflete um enterprise value que atinge os 350 milhões de euros e um equity value a rondar os 60 milhões de euros, referentes à totalidade do ativo.

A empresa portuguesa planeia estar “livre de carvão até 2025” e, como tal, vai converter a central térmica Aboño II, em Espanha, de carvão para gás natural.

Este processo deverá ocorrer em meados de 2025 e representará um investimento de mais de 10 milhões de euros. A central térmica deverá “operar na combustão de gás de alto forno, um caso de estudo de economia circular na Europa através da valorização deste subproduto, evitando a emissão de um milhão de toneladas de CO2 por ano”.

Ler artigo completo