O programa, subordinado ao tema "Vive o Carnaval por Inteiro", aponta para a participação de 13 trupes no cortejo alegórico, que percorre as avenidas marginais do Funchal na noite do próximo sábado, com 1.600 participantes.
Estas trupes vão depois animar o "Carnaval das Avenidas", na Placa Central da Avenida Arriaga, no centro da capital madeirense, entre 12 e 18 de fevereiro, das 20:00 às 21:00.
O executivo regional investiu cerca de 300 mil euros nos grupos que integram o cortejo alegórico, considerado o 'ex-libris' das festividades, atraindo milhares de pessoas ao centro do Funchal.
Na terça-feira, 13 de fevereiro, acontece o tradicional e popular cortejo trapalhão, no qual centenas de pessoas dão azo à sua imaginação e aproveitam para fazer sátiras e críticas a temas da atualidade.
As previsões oficiais apontam para uma ocupação hoteleira na Madeira superior a 80% no período de Carnaval.
O programa de festejos destaca, também, o Carnaval das Crianças, que acontece na sexta-feira com a participação de cerca de mil "pequenos foliões", provenientes de diversos estabelecimentos de ensino da região, que desfilam na Placa Central, bem como o Carnaval Solidário, no mesmo dia, promovido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, que decorre entre a Sé Catedral e o Jardim Municipal.
Durante a quadra carnavalesca realizam-se ainda diversas festas temáticas, como a "noite dos hippies" e a "noite dos travestis", e cortejos alegóricos em vários concelhos da região.
Leia Também: Governo da Madeira concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval