Casa Branca critica lei do Texas que "desumaniza" os migrantes

10 meses atrás 98

Numa conferência de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, qualificou a lei de "radical" e previu que não servirá para aumentar a segurança nas populações texanas perto da fronteira do México.

De acordo com a porta-voz, a legislação impulsionada pelo governador texano, o republicando Greg Abbott, "demoniza" e "desumaniza" profundamente os migrantes que chegam aos Estados Unidos.

"Isso não é o que devemos ser como país", reivindicou Karine Jean-Pierre, que recordou que a medida soma-se a uma série de políticas anti-imigração de Abbott, como a colocação de arame farpado na fronteira.

Questionada pela imprensa, a porta-voz de Biden não esclareceu se a Administração irá processar o Texas por esta lei como já fez em anteriores ocasiões e disse que esta é uma decisão que deve ser tomada pelo Departamento de Justiça.

A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla inglesa) do Texas e o Projeto de Direitos Civis do Texas (TCRP) apresentaram hoje uma ação judicial a contestar a lei SB4, que dá poder aos políticas e a juízes do Estado o poder de deter e deportar migrantes sem o devido processo.

A lei ignora a lei federal, uma vez que os juízes do Texas e esta é uma das três leis anti-imigrantes que Abbott assinou na segunda-feira, depois de terem sido aprovadas pelo Congresso do Texas, dominado pelos republicanos.

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, qualificou na terça-feira o governador do Texas como um "senhor de mau humor" pelas suas políticas migratórias.

Leia Também: Casa Branca alerta que fundos para ajudar Ucrânia vão terminar em breve

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo