Citigroup quer despedir 20 mil funcionários até 2026

9 meses atrás 73

O banco norte-americano anunciou esta decisão depois de divulgar os seus resultados, nos quais apresentou um prejuízo de 1,8 mil milhões de dólares, sendo este o pior resultado trimestral em 15 anos.

O Citigroup quer cortar cerca de 20 mil empregos durante os próximos dois anos, depois de ter registado 1,8 mil milhões dólares de prejuízo no quarto trimestre de 2023, segundo avança a ‘Reuters’.

O banco conta, atualmente, com 239 mil empregados em todo o mundo, mas pretende cortar 20 mil e mais 40 mil quando realizar a operação de entrada na bolsa da unidade mexicana Banamex, numa tentativa de atingir os 180 mil funcionários, segundo adianta Mark Mason, diretor financeiro.

Octavio Marenzi, CEO da empresa Opimas, afirma que “os resultados do Citigroup pareciam terríveis, com um prejuízo de 1,8 mil milhões de dólares, mas os negócios adjacentes do banco mostram alguma resiliência”.

O prejuízo registado pelo banco foi impulsionado pelo pagamento de uma taxa de 1,7 mil milhões de dólares à agência Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e pela instabilidade que se tem vivido na Rússia e na Argentina. O banco espera apresentar entre 700 milhões e mil milhões de dólares em encargos relacionados com custos de indemnização e com a reorganização.

Nesta sexta-feira também foi dia dos rivais JPMorgan Chase e do Bank of America apresentarem os seus resultados trimestrais, que também ficaram abaixo das espectativas, tendo apenas o Wells Fargo mostrado um desempenho superior.

Ler artigo completo