CMVM alerta para contatos fraudulentos através de WhatsApp e e-mail

2 horas atrás 19

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou esta terça-feira para contatos fraudulentos em que é usado, de forma indevida, o nome e imagem da CMVM, através de contatos via WhatsApp e e-mail.

Estes contatos fraudulentos são efetuados por “indivíduos que indevidamente se apresentam como representando a CMVM (ou como colaboradores da CMVM), usando indevidamente o seu nome e imagem”, pode ler-se em comunicado.

“Os contatos fraudulentos são efetuados através de chamadas telefónicas, de mensagens da aplicação “WhatsApp”, bem como através de e-mail e são estabelecidos com o pretexto de informar/ajudar na alegada recuperação de montantes perdidos em fraudes anteriores”.

A entidade aconselha que “caso tenha recebido, ou venha a receber, um contacto deste tipo, através do qual pessoas desconhecidas invoquem o nome da CMVM e pretendem disponibilizar serviços, desconsidere os mesmos”:

“Não deve efetuar qualquer ação solicitada, designadamente descarregar eventuais anexos, aceder a links indicados, permitir acesso remoto ao seu computador por meio de aplicativos de partilha de ecrã, fornecer credenciais de acesso a contas bancárias ou reforçar quaisquer investimentos anteriormente realizados para recuperação dos mesmos ou para pagamento de supostas comissões ou impostos”, pode ler-se em comunicado.

Deve sempre verificar, através do Portal Institucional ou do Portal do Investidor da CMVM a veracidade de toda a informação que é partilhada, inclusive de alegadas notícias divulgadas por meios de comunicação social, como os exemplos abaixo:

Ler artigo completo