Colocações no Ensino Superior. Descubra as notas de cada curso

1 mes atrás 46

Concurso Nacional de Acesso 2024

25 ago, 2024 - 00:01 • João Pedro Quesado

Veja os resultados da primeira fase das colocações no ensino superior público português. Número de estudantes colocados na primeira fase ficou ainda mais perto dos 50 mil, num ano em que o número de candidatos desceu. Média mais elevada é de Engenharia Aeroespacial na Universidade do Porto.

49.963 estudantes ficaram colocados no ensino superior público na primeira fase do concurso nacional de acesso de 2024, cujos resultados foram divulgados este domingo pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Os resultados representam um aumento de 1,1% face à primeira fase do concurso de 2023.

Mais de 8.300 candidatos a estudantes do ensino superior não conseguiram uma vaga da primeira fase nas universidades e politécnicos públicos. 85,7% dos candidatos foram colocados na primeira fase e, entre esses, 87,8% conseguiram uma colocação numa das três primeiras opções. Nesse universo, 56,1% conseguiu entrar no curso escolhido como primeira opção, enquanto 20,5% ficaram na segunda opção e 11,2% na terceira opção.

Ao todo, são 4.996 as vagas que sobraram para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior - um número que ainda pode aumentar com estudantes que optem por não se inscrever na vaga em que ficaram colocados.

O curso com média mais alta volta a ser Engenharia Aeroespacial, mas agora na Universidade do Porto, na Faculdade de Engenharia. Segue-se o mesmo curso, mas na Universidade do Minho (o líder de 2023), e Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, na Universidade de Lisboa (ISEG).

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo