Conheça a planta rara que tem um ADN 50 vezes maior do que o de um humano

3 meses atrás 80

Dentro de cada célula da Tmesipteris oblanceolata encontra-se o mapa genético completo para o organismo, com uma densidade bastante alta: cada grama desta planta tem capacidade de guardar 215 milhões pares de base de ADN. O genoma da pequena planta (que pode medir no máximo 30 centímetros) tem 160,45 mil milhões de pares de base, 50 vezes mais do que o número de pares de base existentes num corpo humano. Isto torna a planta no organismo com o maior genoma jamais descoberto.

Os genes desta planta colocam-na a liderar o Livro Guinness dos Recordes com três entradas: maior genoma, maior genoma de planta e maior genoma de samambaia (a tipologia da planta), explica a publicação New Atlas.

Uma equipa dos Royal Botanic Gardens de Londres e do Institut Botànic de Barcelona viajou até à Nova Caledónia, no sudoeste do Pacífico, para encontrar e analisar esta planta, depois de saber que outros membros da mesma família tinham genomas grandes.

Curiosamente, os cientistas consideram que ter um maior genoma não é, obrigatoriamente, um ponto positivo para a planta. Famílias de plantas com genomas maiores têm taxas de crescimento mais baixas, requerem mais nutrientes e são menos eficientes no processo de fotossíntese.

O trabalho de campo e a análise em laboratório foram compilados num estudo publicado agora no iScience.

Ler artigo completo