Covid foi uma "bênção"? Temido acusa Ferreira Leite de "falta de noção"

6 meses atrás 67

A ex-ministra da Saúde, Marta Temido, acusou esta sexta-feira a antiga presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, de "insensibilidade" e "falta de noção" na sequência das suas declarações de que a pandemia de Covid-19 e a inflação foram "bênçãos que caíram do céu" ao Governo socialista.

"Foi classificada como uma benesse, como uma benção dos céus... Essas declarações, além de serem cruéis para com as pessoas, cujos os familiares perderam a vida, manifestam um desrespeito por aquilo que foi o esforço dos profissionais de saúde, do sistema de saúde, do SNS e por aquilo que foi a capacidade de adaptação, de resposta, de colaboração dos portugueses", afirmou Marta Temido, à margem de um comício do PS, em Almada, considerando ainda que Ferreira Leite teve "um momento profundamente infeliz".

Temido acusou Ferreira Leite de "insensibilidade" e "falta de noção daquilo que foi a realidade", considerando que "qualquer Governo gostaria de não ter tido de se confrontar com uma pandemia".

"Covid foi uma benesse"? As palavras de Ferreira Leite

Recorde-se que a economista social-democrata afirmou que o PS, que governou nos últimos oito anos, "teve dois benefícios" ou "duas bênçãos que lhe caíram do céu", a pandemia de Covid-19 e a inflação.

"A Covid para este Governo foi uma benesse, foi uma desculpa para nada fazer, foi a possibilidade de poder ajudar quem efetivamente nessas alturas teve necessidade de apoios - e que qualquer Governo com certeza que o faria, um Governo do PSD também o faria", sustentou.

A Covid-19 deu ao PS no Governo "a oportunidade de receber da União Europeia um montante de recursos de tal forma volumoso", os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "e que ele tem desbaratado, não para investimentos para futura alteração do país, mas para muitas vezes pagar aquelas benesses que anda a distribuir para manter as pessoas ligadas ao Governo", acusou.

De acordo com Manuela Ferreira Leite, "a inflação foi outra benesse que lhes caiu em cima", porque "não só é uma desculpa para várias coisas que nada têm a ver com a inflação, como abriram os seus cofres e foi só entrar dinheiro".

Capacidades psicológicas de Pedro Nuno? Ferreira Leite "perdeu o norte"

No que diz respeito às insinuações das capacidades psicológicas de Pedro Nuno Santos, a ex-ministra da Saúde disse que, "não retribuindo com nenhuma caracterização relativamente a quem profere as declarações", Ferreira Leite "perdeu o norte".

"[Vindo] da parte de uma pessoa que disse que era necessário suspender a democracia durante algum tempo, se calhar não é nada que não estivéssemos à espera... Mas é profundamente perturbador para o esforço dos portugueses", acusou Temido, que acrescentou que o que foi dito "denota uma atitude e uma forma de olhar para uma realidade que foi muito difícil".

Em causa está o discurso de Ferreira Leite, num almoço da Aliança Democrática (AD) na Estufa Fria em Lisboa, no qual elogiou Luís Montenegro, descrevendo-o como alguém que "é sereno" e "não é sujeito a alterações psicológicas" e, perante uma dívida, nunca diria que "era para não pagar".

"Eu queria dizer os motivos pelos quais nós, mulheres, apoiamos o Luís Montenegro. O Luís Montenegro é um sujeito leal, é um sujeito que é sereno, é tranquilo, é sensato", considerou. "Não é sujeito a alterações psicológicas", acrescentou, provocando risos.

A seguir, a economista, que foi ministra das Finanças e da Educação, fez alusão a um famoso discurso do atual secretário-geral do PS sobre a dívida pública, durante o período de assistência financeira externa a Portugal.

"[Luís Montenegro] é um indivíduo que, se algum dia dever dinheiro a alguém, eu acho que ele tenta, de forma lógica, ponderada resolver o problema do pagamento dessa dívida. Eu acho que ele nunca se lembraria de dizer que uma forma simples e eficaz e irresponsável de a resolver que era não pagar", declarou.

"Eu direi que qualquer um de nós é capaz de comprar um carro em segunda mão ao Luís Montenegro", acrescentou ainda a antiga presidente do PSD.

Leia Também: Assis considera "infames" ataques sobre lucidez de Pedro Nuno Santos  

Ler artigo completo