Detido homem que agrediu o próprio cão em Alcântara

2 meses atrás 59

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem, de 49 anos, por ser suspeito da prática do crime de maus tratos a animal de companhia.

Em comunicado, a PSP explica que o caso aconteceu no domingo, por volta das 17h55, em Alcântara, Lisboa.

Um agente da PSP encontrava-se a passar junto a um estabelecimento comercial e "apercebeu-se de dois indivíduos a passear os seus animais de companhia, sendo que um dos canídeos estava solto".

Foi então que, quando os cães se cruzaram, o animal que estava solto "tentou atacar" o outro, "que se encontrava preso a uma trela e devidamente controlado pelo detentor".

Nesse momento, o dono do cão que estava solto "tentou evitar que este atacasse o outro animal, começando a agredi-lo, fazendo com que o mordesse".

O proprietário do animal "desferiu vários pontapés e socos no animal, principalmente na zona da cabeça, chegando mesmo a agarrar o canídeo pelo pescoço, elevando-o e lançando-o contra o solo".

O polícia interveio e permitiu o fim das agressões. Na sua presença, o suspeito alegou que "podia fazer o que quisesse uma vez que o animal era sua propriedade, afirmando várias vezes que não estava a agredi-lo, mas sim a dar-lhe educação".

O homem foi "imediatamente detido, tendo recusado qualquer tipo de tratamento hospital". Depois, foi notificado para "comparecer nos Serviços do Ministério Público, Instância Local Criminal de Lisboa, Secção de Pequena Criminalidade, tendo aquele Tribunal agendado julgamento para uma data posterior".

O cão, por sua vez, "foi recolhido para a Casa do Animais de Lisboa, salvaguardando-se assim o seu bem-estar".

Leia Também: PJ investiga descoberta de "cadáver em estado de decomposição" na A5

Ler artigo completo