Dia Internacional do Riso: 5 benefícios que provam que rir é mesmo o melhor remédio

5 meses atrás 156

Celebra-se hoje, dia 18 de janeiro, o Dia Internacional do Riso, data que relembra a importância do riso para a promoção do bem-estar em geral. Rir é uma parte integrante da vida humana, com fortes impactos na nossa saúde. De facto, traz vários benefícios que vão muito além da saúde oral, podendo ter consequências, tanto a nível físico como mental. Afinal, parece que rir é mesmo o melhor remédio.

“Todos gostamos de rir. Ainda assim, existem muitas pessoas que se sentem limitadas ao fazê-lo, por não estarem confortáveis com o seu sorriso. Cientes desta realidade, não nos devemos esquecer da importância de assegurar a saúde oral, para que cada riso seja o mais saudável e genuíno possível. Se o (sor)riso tem o poder de mudar vidas, cuidemos dele”, começa por explicar o Dr. Abílio Pereira Fernandes, médico dentista na MALO CLINIC Lisboa.

Tendo isto em conta, para o Dia Internacional do Riso, o Dr. Abílio Pereira Fernandes revela cinco benefícios do riso (saudável) para a saúde física e mental:

Melhoria do sistema imunológico: O riso pode ter vários benefícios para a saúde física, nomeadamente para o sistema imunológico. De facto, rir pode estimular a produção de células do sistema imunológico, que desempenham um papel crucial na defesa do corpo contra agentes patogénicos como vírus, bactérias e certas doenças. Essas células fortalecem a capacidade de o organismo combater certas patologias, promovendo a saúde em geral.Melhoria da função cardiovascular: Além do sistema imunológico, o riso pode ter também efeitos positivos na saúde cardiovascular. Durante o riso, os vasos sanguíneos tendem a dilatar, o permite um aumento do fluxo sanguíneo e controlo da pressão arterial, o que é também benéfico para o coração. Estes efeitos podem contribuir, assim, para a prevenção de doenças cardiovasculares.Alívio da dor: Durante o riso libertamos endorfinas, isto é, substâncias químicas naturais do corpo que atuam como analgésicos e que, por isso, inibem a transmissão da dor. Rir aumenta também os níveis de serotonina, outro neurotransmissor associado ao humor e ao bem-estar. Essas substâncias contribuem para uma sensação de felicidade e relaxamento, o que pode ajudar a aliviar temporariamente a dor.Redução do stress e melhoria da qualidade do sono: Além de aumentar a produção de endorfina e serotonina – que ajudam a equilibrar o humor e a reduzir a irritação –, rir diminui a secreção de cortisol, a hormona responsável pelo stress, o que contribui para a diminuição da tensão. Uma vez que promove o relaxamento do corpo, ajuda ainda a dormir melhor e a adormecer mais facilmente.Aumento da autoestima: A felicidade e o bom humor – potenciados através do riso – elevam a autoestima, proporcionando uma maior autoconfiança e segurança. Deste modo, ao afastar certas sensações negativas, como o stress e a tensão, o riso ajuda a reduzir o risco de possíveis sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, um sorriso saudável é também um importante fator para a autoestima, tendo impactos na vida pessoal, profissional e familiar.
Ler artigo completo