Energéticas colocam PSI no ‘verde’ numa Europa de quedas. Resultados marcam terça-feira

2 meses atrás 71

A bolsa de Lisboa registou uma sessão positiva a abrir a semana, apesar das perdas generalizadas nas praças europeias. A família EDP e a Galp estiveram em destaque. Segue-se um dia marcado pelos resultados da própria EDP e da Sonae.

A bolsa de Lisboa registou uma sessão positiva a abrir a semana, apesar das perdas que se registaram entre as mais importantes praças europeia. O índice PSI subiu 0,30% e alcançou os 6.689 pontos. Esta terça-feira, há resultados da EDP e Sonae a marcar o dia.

Entre as cotadas que mais avançaram, sobressai a EDP Renováveis, ao subir 1,54%, para 14,54 euros por ação. A contribuir para os ganhos esteve uma decisão do Goldman Sachs, que reviu em alta a projeção para as negociações, estando a prever uma valorização de 29,2% em comparação com o fecho da última sexta-feira, nos próximos 12 meses.

Mais atrás, a Galp deu um salto de 1,38%, para 19,15 euros, a seguir os ganhos gerais do sector. A EDP adiantou-se 0,98%, até aos 3,813 euros, a beneficiar da subida de confiança dos investidores na empresa parceira.

Do lado contrário, a Mota-Engil registou a queda mais acentuada, na ordem de 2,83%, para 3,574 euros, ao passo que a REN recuou 1,07% e ficou-se pelos 2,32 euros.

Entre os mais importantes índices europeus, destaque para os ganhos que se observaram nos sectores farmacêutico e dos media. Por outro lado, o sector automóvel sofreu um corte, sendo que sobressai a Stellantis, cujos títulos derraparam mais de 3% e já caíram mais de 17% no acumulado das últimas cinco sessões.

O índice agregado Euro Stoxx 50 perdeu 1,00%, ao passo que França tombou 0,98%. Registaram-se perdas que ultrapassaram 0,50% na Alemanha e em Itália, ao passo que Espanha derrapou 0,42%. O Reino Unido escapou às quedas e somou 0,05%.

A época de resultados continua a alto ritmo e, após o encerramento dos mercados, foram conhecidas as contas da Corticeira Amorim e dos CTT no primeiro semestre do ano. As reações dos mercados vão ser conhecidas a partir da abertura da sessão desta terça-feira.

Também durante esta terça-feira, destaque para os resultados da Sonae e EDP, ambas cotadas no PSI. Seguir-se-á o BCP, na quarta-feira.

Ler artigo completo