Entrada de navio iraniano no Mar Vermelho dá força ao petróleo. Ouro valoriza

8 meses atrás 96

Os preços do petróleo estão a valorizar mais de 1%, depois da entrada de um navio de guerra iraniano no Mar Vermelho. O navio entrou na região depois de a marinha norte-americana ter destruído três barcos dos rebeldes Houthis do Iémen durante o fim de semana, levando a um aumento das tensões na região.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,62% para 72,81 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, soma 1,8% para 78,43 dólares por barril.

"As atuais tensões gepolíticas (no Mar Vermelho) deverão fornecer um suporte aos preços do petróleo", afirmou Priyanka Sachdeva, analista sénior na Philip Nova Pte, à Bloomberg, alertando, contudo, que a "recuperação económica na China também é uma fonte de preocupação para os investidores em 2024". 

O ouro negro arranca, assim, o novo ano em terreno positivo, depois de ter encerrado 2023 com uma queda de mais de 10%. 

Os preços do petróleo foram penalizados por uma maior oferta de crude por parte de países externos à Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) aliada às perspetivas de menor procura. E, apesar de os cortes de produção por parte da OPEP+ e a guerra entre o grupo radical Hamas e Israel terem amparado a queda, mostraram-se insuficientes para um ganho anual.

Ler artigo completo