Essência Festival: o pecado da gula sem arrependimentos

2 meses atrás 56

Este fim de semana no Porto, grandes nomes da gastronomia e da música vão encher os jardins do Museu Nacional Soares dos Reis – Joana Barrios, Rui Paula, Vítor Matos, Tiago Nacarato, entre outros, andarão à solta.

A previsão de condições atmosféricas adversas no Grande Porto levou a organização do Essência Festival a concentrar a programação do evento para sábado e domingo, cancelando assim as ações inicialmente previstas também para esta sexta-feira. O reajuste da programação motiva ligeiras alterações – O Banquete de Rui Paula será realizado sábado ao almoço, o concerto da Orquestra Bamba Social será sábado à tarde, mas no cômputo geral, o Essência Festival será um grande acontecimento gastronómico em particular e genericamente de forte diversão.

Segundo a organização, haverá tripas à moda do Porto e comida em panelas de ferro. Banquetes por autores estrela Michelin e vinhos da maior denominação de origem do nosso país. Descascar-se-ão alhos e cebolas e haverá lágrimas de emoção pelas músicas que nos tocam a alma. À prova de orvalhadas e sardinhas assadas, a nova edição do Essência Festival arranca sábado, dia 29, e decorre até domingo, 30 de junho, nos jardins do Museu Nacional Soares dos Reis.

O cardápio “é um luxo ao alcance de todos. Joana Barrios, que bem conhecemos das receitas práticas na tv e nas redes sociais, é a derradeira confirmação por entre um cartaz de grandes nomes da gastronomia: Rui Paula, Vítor Matos, Arnaldo Azevedo, Cristina Manso Preto, Rita Magro, Renato Cunha e Rui Martins partilham protagonismo em sessões como os Banquetes, as apresentações de show cooking e as divertidas aulas de cozinha”. Em funcionamento contínuo, um conjunto de restaurantes e food trucks: Casa Vegetariana (propostas vegan), Madureira´s (snacks e receituário tradicional), Os Lusíadas (peixes e mariscos), Ferrugem (cozinha em potes de ferro), António Vieira (tripas), Ostra sobre Rodas (ostras do Sado), Quinta dos Fumeiros (enchidos), Segreti (sorvetes obtidos a partir das castas Alvarinho, Avesso, Loureiro e Vinhão).

Serão 40 os produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em permanência no evento “para apresentarem os mais recentes lançamentos disponíveis no mercado – brancos, rosés, tintos e espumantes, onde as castas Alvarinho, Loureiro e Avesso são protagonistas por entre uma miríade de outras variedades que ilustram bem a diversidade atual de um território que possui nove sub-regiões, por entre influência atlântica e continental”.

Para iniciantes ou para os que pretendam aprofundar conhecimentos, as ‘Conversas sobre o Vinho’, conduzidas pelos provadores da Revista de Vinhos, são sessões diárias que prometem viagem segura pela descoberta de castas, estilos de vinificação, evidências e subtilezas dos Vinhos Verdes.

Na música, a Orquestra Bamba Social é um coletivo portuense que se uniu por amor ao samba. O concerto foi reprogramado para sábado. No mesmo dia mas à noite será a vez dos Insert Coin. Hits dos anos 80, 90 e 2000 mixados por batidas que lembram grandes dj’s, ainda que João Paulo Sousa e Joel Rodrigues não se assumam exatamente desse modo. Tiago Nacarato, portuense e filho de pais brasileiros, sobe ao palco domingo e a trompetista e cantora Jéssica Pina encerra os concertos.

Essência Festival é uma organização da Essência Company, com os apoios da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Câmara Municipal do Porto. Fundada em 2004 e detida exclusivamente desde o início de 2022 por Nuno Guedes Vaz Pires, a Essência Company é uma referência na produção de eventos de vinho e de gastronomia em Portugal, atuando ainda na divulgação de vinhos portugueses noutros mercados – europeus, americanos e asiáticos.

Ler artigo completo