Esta é a nova Audi A4 Avant mas tem outro nome

1 mes atrás 61

Digam adeus — pelo menos para já — ao Audi A4 Avant. No seu lugar surge a nova a Audi A5 Avant. Mas não foi só o nome que mudou.

Pela primeira vez há um Audi A5 em formato carrinha e a receber a designação Avant. Mas não se trata apenas de uma mudança de nome.

Mudaram as proporções, mudou a postura e a carrinha que outrora tinha um aspeto claramente familiar ganhou agora um pouco mais de músculo.

É uma declaração de guerra da Audi às eternas rivais BMW Série 3 Touring e Mercedes-Benz Classe C Station. Veja nesta galeria de imagens tudo o que mudou por fora:

Não vai ser apenas estilo

Adeus plataforma MLB evo (Modular Longitudinal Matrix) e olá PPC (Plataforma Premium de Combustão). Não é um partido político, mas sim o nome da nova plataforma onde assenta a Audi A5 Avant. Se nada mudar até 2035, será a derradeira plataforma com motores de combustão da marca dos quatro anéis.

É nesta plataforma que a Audi vai jogar todas as fichas para contrariar a ofensiva dos elétricos: recurso a aço de elevada resistência, suspensões independentes às quatro rodas, painéis em alumínio para redução do peso, etc.

Os ingredientes estão todos lá, resta saber qual será a receita da Audi. Seguramente que as suspensões adaptativas ajudarão a alterar a resposta de acordo com os «gostos» de cada condutor. Mas a julgar pelas proporções — a nova A5 Avant é 1,3 cm mais larga que a A4 Avant — podemos antecipar mais um passo em frente neste capítulo.

Por dentro, a boa notícia é que o espaço vai aumentar. Na segunda fila, o comprimento para pernas será muito beneficiado com o facto de a distância entre eixos ter crescido 8 cm. A má notícia é que a capacidade da bagageira diminuiu para 476 litros (menos 28 litros).

Motores TDI e TFSI

O novo Audi A5 Avant chega a Portugal ainda este ano, no último trimestre, nas versões 2.0 TFSI de 150 cv e 200 cv, e nas versões 2.0 TDI de 150 cv e 204 cv. Todas as versões terão um sistema mild-hybrid de 48 V — todos os detalhes neste artigo. Segundo os engenheiros da Audi, este sistema permite poupar até 0,38 l/100 km no caso dos Diesel e até 0,74 l/100 km nos motores a gasolina.

Em 2025 chegam as versões híbridas plug-in (TFSIe em linguagem Audi). Tal como acontece noutros modelos do Grupo Volkswagen, vamos contar com o motor 1.5 TSI, associado a um motor elétrico para uma potência máxima combinada de 272 cv.

Audi S5 Avant - 3/4 de frente© Audi

A versão topo de gama será o Audi S5, equipado com um sistema de tração integral quattro, um diferencial autoblocante com aspirações desportivas e um motor 3.0 V6 TFSI com 367 cv.

Sobre o Audi RS 5 Avant, ainda não existe nenhuma informação, mas seguramente que vai acontecer. É o que estas fotos-espia deixam antever:

Audi A4 Avant promete regressar, mas…

Contudo, apesar da A5 Avant tomar o lugar da A4 Avant, esta última promete regressar no final de 2025, mas apenas como uma proposta 100% elétrica. Confuso? Deixe-nos esclarecer.

A Audi decidiu restruturar a sua gama, separando os modelos a combustão e 100% elétricos, dando-lhes designações distintas. Assim, os modelos a combustão passam a ter uma designação alfanumérica terminada num número ímpar, enquanto os modelos 100% elétricos passam a ter apenas números pares.

Audi Q6 e-tron - 3/4 de frente© Audi O futuro A4 e-tron deverá assentar sobre a mesma plataforma do Q6 e-tron.

Assim, no final de 2025, assistiremos à introdução da Audi A4 e-tron Avant, que deverá assentar sobre a plataforma PPE estreada pelo Q6 e-tron — que já tem preços para Portugal.

Ler artigo completo