EUA acreditam que ramo afegão do EI foi autor do atentado em Moscovo

6 meses atrás 52

Pelo menos 40 mortos e 145 feridos é o novo balanço provisório do atentado terrorista cometido na sexta-feira em uma sala de concertos de Moscovo, quando homens armados dispararam contra os espetadores, noticiou a AP.

Segundo várias agências noticiosas, o grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou a responsabilidade pelo ataque sangrento numa declaração publicada em canais das redes sociais.

Os EUA já tinham avisado, através da sua embaixada em Moscovo, em 07 de março, para a possibilidade de um atentado a concentrações de pessoas, incluindo concertos, recomendando aos cidadãos norte-americanos que evitassem grandes aglomerações, o que foi minimizado pelos dirigentes russos.

Ian Bremmer, fundador do Eurasia Group, salientou agora na sua página na Facebook o que considerou ser a "impressionante incompetência" de Vladimir Putin em termos de segurança nacional.

Em apenas dois anos, argumentou, Putin sobrestimou a capacidade das suas forças na invasão da Ucrânia, permitiu a rebelião do chefe da Wagner e minimizou o aviso dos EUA sobre a possibilidade de um atentado em Moscovo.

Leia Também: Putin deseja "rápida recuperação" a vítimas do ataque em Moscovo

Ler artigo completo