Febre da inteligência artificial também vai chegar ao Raspberry Pi

3 meses atrás 84

Recentemente, a Microsoft anunciou a sua nova estratégia de IA para computadores, com várias marcas a anunciar novos modelos já com o carimbo ‘Copilot+ PC’. Mas a febre da inteligência artificial também vai chegar a outro tipo de dispositivos, mais acessíveis.

A Raspberry Pi, conhecida por criar computadores para projectos de programação e DYI, anunciou que vai vender um chip de IA. Segundo o The Verge, este estará «integrado no software da câmara» do computador e pode «executar aplicações baseadas em IA, como chatbots, de forma nativa».

Para desenvolver este chip, a marca fez uma parceria com a fabricante de chips Hailo; o objectivo é criar um AI Kit, cujo preço andará à volta dos setenta euros, para usar no Raspberry Pi 5, o mais recente modelo, que irá ter como base o módulo de aceleração Hailo-8L M.2.

Segundo Orr Danon, CEO e co-fundador da Hailo, o consumo de energia deste módulo é «inferior a 2 W» e tem «arrefecimento passivo». O Hailo-8L M.2 tem uma capacidade de 13 TOPS, um valor muito aquém dos 40, anunciados pela Intel para os seus CPU Lunar Lake.

Para já, ainda não há uma data concreta para a chegada deste novo módulo de IA para os Rasperry Pi.

Ler artigo completo