Filhós de Forma Como sua Avó fazia!

5 meses atrás 66

Estas filhós, também designadas Filhós de Flor ou Cuscuréis, são típicas em algumas regiões de Portugal e caracterizam-se por serem estaladiças e leves. A receita rende muito, pois as filhós são feitas com uma quantidade de massa reduzida.

Existem diferentes receitas destas filhós e, devido ao facto de serem fritas com a forma, exigem algum cuidado e prática para saírem bem. Tenha atenção às indicações que deixamos no final da receita…

Filhos-de-Forma-1

Receita de Filhós de Forma

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de manteiga 1 colher (sopa) de açúcar em pó 100 g de farinha 5 ovos 75 ml de leite suco de ½ laranja açúcar e canela p/ polvilhar

Confecção:

Bata bem os ovos e acrescente-lhes o açúcar, adicionando depois, sem parar de bater, a manteiga amolecida, o leite e o suco de la­ranja.

Peneire a farinha e junte-lhe, aos poucos, o preparado anterior, mexendo até obter uma massa homogénea. Deixe repousar durante 30 minutos.

Entretanto, aqueça o óleo, mantendo a forma submersa até ficar quente.

Mergulhe a forma quente na massa sem a cobrir na totalidade – a massa deve chegar somente a meio da forma. Introduza a forma de imediato no óleo quente e faça movimentos circulares com a forma, sacudindo ligeiramente para que a massa se solte no óleo. Vire a filhós, para que frite de ambos os lados.

Quando fritas, escorra as filhós sobre papel absorvente, passando-as depois por açúcar e canela.

Indicações para fritar as filhós de forma:

Só pode mergulhar a forma com o óleo já quente, mas não em demasia. Não deixe a forma com a massa tocar no fundo da fritadeira. Quando o óleo ficar muito quente, desligue o lume e deixe arrefecer um pouco. Se o óleo estiver  muito quente, ao mergulhar a forma a massa frita, fica agarrada à forma e já não se consegue soltar. Quando a massa se descolar da forma, volte a pô-la no fundo da fritadeira para aquecer de novo antes de a mergulhar mais uma vez na massa. Repita este processo para cada filhó.

Veja também:

Filhós de Enrolar (Alto Alentejo)

Esta é uma receita de filhós de enrolar (ou filhoses) tradicionalmente feita na altura dos Santos e no Natal, no Alto Alentejo, particularmente em Alter do Chão, distrito de Portalegre. A… Leia mais: Filhós de Enrolar (Alto Alentejo)

Filhós de Natal

Estas filhós, típicas de Natal e muito populares em certas regiões de Portugal, são aromatizadas com aguardente bagaceira e regadas com uma calda de mel. No final, são polvilhadas com… Leia mais: Filhós de Natal

Filhós

Em Portugal, Filhós é um dos doces de Natal mais populares, podendo a receita ou o formato variar de acordo com as tradições familiares ou regionais. Mas as filhós (também… Leia mais: Filhós

Filhós de Abóbora-Menina (Coimbra)

As filhós de Coimbra são dos fritos de Natal mais populares e apreciados em Portugal, sendo presença incontornável à mesa de quase todas as famílias. Veja como preparar esta receita,… Leia mais: Filhós de Abóbora-Menina (Coimbra)

Print Friendly, PDF & Email

Ler artigo completo