G1 é um novo robô humanoide com vários truques (flexíveis) na manga

4 meses atrás 78

No ano passado, a Unitree lançou o robô humanoide H1, numa altura em que empresas como a Boston Dynamics, a Figure, a Sanctuary AI, ou a Tesla já tinham soluções robóticas num estado de desenvolvimento avançado. A empresa chinesa está a recuperar terreno e, depois de atualizar as capacidades do H1, tem um novo robô, chamado G1, que é capaz de realizar truques bastante interessantes.

No vídeo partilhado pela empresa, que pode ver abaixo, é possível ver o G1 a dançar, levantar-se do chão, resistir a socos e pontapés e a dobrar-se todo para ser transportado facilmente. Além destes movimentos, o G1 é realizar tarefas que requerem alguma destreza de mãos, como esmagar nozes, tirar caricas de garrafas e soldar.

De acordo com a Unitree, este novo robô inclui sensores 3D LiDAR e câmaras de profundidade, tem uma mão que o auxilia nos exercícios no chão e três dedos para poder segurar objetos. Nas comunicações há suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, além de haver oito núcleos de processamento de elevado desempenho. O G1 consegue correr a até dois metros por segundo e tem um pack de baterias de 9000 mAh, suficiente para uma autonomia de cerca de duas horas.

O robô pesa um total de 35 quilos e, dobrado, mede 690 x450 x 300 milímetros. Os preços começam nos 16 mil dólares, um valor bastante abaixo dos 90 mil dólares do H1.

Ler artigo completo