A transição energética também vai afetar os transportes marítimos. Dificuldades mas também novas oportunidades estão à vista do sector na próxima década e o debate é necessário.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões será o palco, a 9 de fevereiro, do ‘Climate Green Shipping Challenges em contexto ESG’, a primeira grande reflexão internacional sobre o impacto das alterações climáticas no sector. Os desafios que enfrenta todo o ecossistema marítimo em Portugal será um dos temas em destaque.
Esta iniciativa promovida pela PSO Knowledge & Comunication em parceria com a Secretaria de Estado e do Mar, e a consultora KPMG. Segundo a entidade organizadora, o encontro tem como objetivo trazer para o foco da atualidade um debate alargado sobre as perspetivas a médio e longo prazo relativas aos desafios que o sector marítimo enfrenta na era da transição para a neutralidade carbónica.
A visão dos corredores verdes (Normativa ETS 2), contexto da regulação e entrada em vigor das metas de descarbonização FIT55 na UE, instrumentos de financiamento promovidos pelas instituições europeias, a pressão da opção pelo ‘verde’ e a realidade de toda esta operação no horizonte de 2035, estará no terminal de Leixões.
Responsáveis da regulação, consultoras, advogados, banca, e os responsáveis de alguns dos principais portos do país estarão presentes. A abertura oficial estará a cargo do secretario de Estado do Mar, José Maria Costa, seguindo-se uma nota por parte da entidade anfitriã, a APDL, com o administrador Joaquim Gonçalves.
Segundo a entidade organizadora, a descarbonização do transporte marítimo representa uma oportunidade de investimento superior a mil milhões de dólares. A transição do sector do transporte marítimo para combustíveis alternativos poderá alterar o panorama do mercado mundial de combustíveis.
Todos os portos nacionais e operadores de mercadorias comunitários estão neste momento atentos ao impacto de investimentos e de fomento financeiro que a Comissão Europeia está a implementar para espaldar a transição energética.