HÓQUEI PATINS | Mundial de Sub-19 arranca este domingo

2 semanas atrás 40

Acabou a espera: a partir das 16 horas começa o Mundial para Portugal. Para já, apenas para a seleção de Sub-19, mas a adrenalina da competição vai arrancar a sério para todos e naturalmente todos carregam a ambição de uma prova singular.

Os rapazes treinados por Vasco Vaz apresentam-se em Novara com um selo de qualidade inquestionável, mas também com o perigo de serem o alvo a abater. O facto de Portugal ser bicampeão da Europa em título e chegar a Itália com uma geração que venceu o último europeu dá uma maior pressão competitiva à seleção nacional.

Ainda assim, o treinador de Portugal, que sabe o que é ser campeão do Mundo neste escalão de formação, depois de ter vencido a primeira edição de um mundial de juniores, em 2003, sublinhou, mesmo ainda antes da partida para terras transalpinas, qual o caminho que deve ser trilhado para chegar ao sucesso.

Uma geração de ouro e dourada

Vasco Vaz quer uma verdadeira equipa em pista @FPP

Dos dez jogadores que Vasco Vaz escolheu para levar a Itália, e também poderíamos incluir o lesionado Afonso Ribeiro, quase todos já sentiram o sabor do sucesso, seja nas seleções nacionais, distritais ou até nos clubes, com títulos nacionais e internacionais como o Eurockey.

Ainda assim, falta o patamar mundial aos dez rapazes que vão, em Novara, ter a última, e para quase todos a única, oportunidade de serem campeões do Mundo de Sub-19.

Viti, agora capitão de equipa, é o único repetente que esteve em San Juan e foi uma das vozes mais ambiciosas do grupo, tal como Guilherme Azevedo. Tomás Santos, ainda com 16 anos, é o único que poderá figurar em nova lista, daqui a dois anos.

Crónicos e incógnitos candidatos

Portugal preparou o Campeonato do Mundo no Luso @FPP

Portugal está mais que apresentado, mas não é candidato único a levantar o título de campeão do Mundo.

Naturalmente, a Argentina, que é campeã do Mundo é candidata, mesmo que os jogadores chamados a competição seja desconhecidos da generalidade do público.

A Espanha traz uma equipa composta por alguns atletas já com experiência na OK Liga, mas a Itália, finalista do último mundial, quer mostrar em casa a forza de formar muitos atletas na elite. Em virtude da regra das equipas da Série A só puderem utilizar três estrangeiros, as equipas italianas apostam muito em jogadores novos e naturalmente há grande entusiasmo em torno da equipa transalpina.

Portugal vai arrancar o Campeonato do Mundo contra a França e a final joga-se no sábado dia 14.

Ler artigo completo