IL considera redução da abstenção "primeira boa notícia da noite"

6 meses atrás 55

"O primeiro sinal que a Iniciativa Liberal queria dar era de agradecimento aos portugueses por terem participado em massa nestas eleições. Confirma-se que a taxa de abstenção baixou, o que é particularmente importante no ano em que celebramos 50 anos do 25 de Abril", disse Angélique da Teresa numa declaração aos jornalistas na Estufa em Monsanto, em Lisboa, onde decorre a noite eleitoral da IL.

De acordo com as projeções divulgadas às 19h00 pelas televisões, a taxa de abstenção nestas eleições legislativas antecipadas deverá situar-se entre os 32% e os 46,5%.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.

Segundo a deputada municipal de Lisboa, os portugueses deram um "um sinal de vitalidade da democracia".

"Esperemos que esta seja a primeira boa notícia da noite, queremos que, efetivamente hoje, se celebre um Portugal com futuro", frisou.

E acrescentou: "Se foi assim neste sistema eleitoral que deita milhares de votos fora, o que seria se já tivéssemos um sistema eleitoral que, efetivamente, representasse os portugueses tal como a Iniciativa Liberal já propôs".

A IL defende a criação de um círculo de compensação eleitoral, tal como existe nos Açores.

Angélique da Teresa adiantou que, nas últimas eleições, foram desperdiçados cerca de 700 mil votos, "o que não pode continuar a acontecer".

"Vamos aguardar os resultados serenamente, mas é uma boa primeira notícia [redução da abstenção]", concluiu.

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira e encerraram às 19:00. Nos Açores, fecham uma hora mais tarde (20:00 em Portugal continental).

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), estavam inscritos para votar 10.819.122 eleitores.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

Concorreram a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Leia Também: Livre saúda baixa da abstenção que dá "mais legitimidade" ao parlamento

Ler artigo completo