Instituto Macrobiótico de Portugal inicia um novo capítulo para o equilíbrio e o bem-estar

3 meses atrás 92

O Instituto Macrobiótico de Portugal, que tinha encerrado as suas portas em julho de 2022, inaugura um capítulo na sua história de dedicação à promoção do equilíbrio e do bem-estar. Acompanhando o arranque de um novo ano e agora sob a liderança de Mónica Deus Dias, Marta Oliveira e Costa e Afonso de Sousa e Silva, este espaço mantém o compromisso de continuar o legado deixado por Francisco Varatojo e pela sua família ao longo de quase 40 anos.

A nova administração está empenhada em continuar a promover uma abordagem e um estilo de vida equilibrados, ao mesmo tempo que implementa melhorias significativas. Durante o período de encerramento, o Instituto Macrobiótico de Portugal passou por um processo de modernização, atualizando, informatizando e simplificando etapas, sem perder a estrutura e o conteúdo de qualidade que sempre foram apanágio da sua missão.

O Instituto Macrobiótico de Portugal inicia, assim, 2024 com formações especializadas nas áreas da Culinária da Macrobiótica, como também dedicadas ao Feng Shui e ao Desenvolvimento Pessoal – Viagem, que transitam do ano passado.

O curso de Culinária Macrobiótica, a acontecer de 24 fevereiro a 30 Junho de 2024, destacará a importância da harmonia entre alimentos, consumidores e ambiente. Explorando, à mesa, cereais, leguminosas e vegetais, esta formação promoverá escolhas alimentares mais conscientes, para melhorar o bem-estar geral e despertar os cinco sentidos, estando organizado de modo a responder às necessidades práticas e imediatas dos formandos, que querem cozinhar para si e para as suas famílias ou agregar valor à sua vida profissional.

Já o curso de Macrobiótica, nível 1, decorrerá entre os dias 2 de março e 23 de junho.

Nestas sessões, os formandos aprenderão mais sobre a Macrobiótica enquanto filosofia de vida sustentável, com a opção de uma especialização em Aconselhamento e Comunicação.

O Instituto irá também ter o Curso de Chi Kung Terapêutico, que terá início a 20 de abril e término a 14 de julho, o qual demonstra que, através do movimento, da quietude, da respiração e da intenção, o corpo experimenta processos de mudança e transformação que harmonizam e equilibram a energia vital – constituindo-se como uma prática de prevenção que favorece a saúde integral.

Estes cursos são orientados por vários formadores e terapeutas de renome na área da Macrobiótica, com a respetiva coordenação de Natália Rodrigues, praticante de alimentação macrobiótica desde 1984 e autora de livros de cozinha natural.

As formações planeadas para os meses de fevereiro e março incluem ainda:

Curso Temático – Culinária com Algas da Costa Portuguesa (27 jan.)O curso de iniciação à Culinária Macrobiótica, nível 1 – 2ª edição ao fim-de-semana (10, 11, 17 e 18 de fev.)Curso Temático – Bebidas, Iogurtes e Queijos Vegetais (17 fev.)Curso Temático – Pão de Levedação Natural (sem segredos) (18 fev.)Curso Temático – Culinária Gourmet de Primavera (9 mar.)Curso Temático – A arte da macrobiótica zen (16 mar.)Curso Temático – Doces Tradicionais de Mesa (23 mar.)Hormone Yoga Therapy Course (23 e 24 de mar.)

Os formadores e os terapeutas do Instituto Macrobiótico de Portugal oferecem programas educativos e ferramentas para a implementação de métodos de culinária saudáveis e personalizados – e que visam apoiar aqueles que procuram transformações nas suas vidas, de forma a alcançar um maior equilíbrio pessoal, através de terapias e de aconselhamento alimentar.

A equipa dedicou meses intensos de estudo para encontrar uma forma viável de dar continuidade ao trabalho, o que culminou na inauguração da Macro Heal, em setembro de 2022, com o propósito de preservar e de modernizar a visão de Francisco Varatojo, fundador do projeto.

As portas do Instituto Macrobiótico de Portugal estão abertas a todos os que procuram mais conhecimento e harmonia para o seu dia a dia. “O ambiente familiar e acolhedor proporciona uma sensação de ‘grande família’. Não é uma escola qualquer.”, sublinha Mónica Deus Dias, formada em Perfil Alimentar, Sacro Craniana, Multireflexologia, Energia biogravitacional e técnicas pioneiras. A terapeuta relata ainda as experiências de antigos alunos que “vinham receosos com o que iriam encontrar, uma vez que já conheciam o Instituto e não tinham qualquer perceção das alterações implementadas. Chegaram até a sentir um friozinho na barriga ao subir as escadas e uma certa angústia; mas, à medida que foram entrando, conhecendo e reconhecendo os cantos, sentiram-se rapidamente em casa, à vontade e confortáveis, com uma alegria enorme”.

Para esclarecer dúvidas adicionais, entre em contato, acompanhe as redes sociais ou visite o novo website: https://institutomacrobiotico.com/

Ler artigo completo