IPCA inaugura Escola de Design no centro de Barcelos

9 meses atrás 67

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, participou esta terça-feira na inauguração do novo edifício da Escola Superior de Design do Politécnico do Cávado e do Ave, que hoje assinalou o seu 29.º aniversário.

No IPCA em Barcelos, esta terça-feira, 19 de dezembro, foi um dia longo e rico. Ao descerramento da bandeira por seis mãos – a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e o presidente do Município, Mário Constantino Lopes -, seguiu-se a sessão solene do Dia do IPCA, que também contou com intervenções do presidente do Conselho Geral, Pedro Fraga, e do presidente da Associação Académica, João Salazar.

O Presidente do Conselho Geral salientou a profícua relação que o IPCA tem com as empresas da região, enalteceu as conquistas do último ano, e defendeu que os Conselhos Gerais das Instituições de Ensino Superior deverão continuar a ser compostos por elementos internos e externos às IES.

Maria José Fernandes lembrou o professor João Carvalho, antigo Presidente do IPCA, que acreditava que “uma instituição de ensino superior só existe na medida em que está permanentemente ligada ao território onde está inserida”, visão que levou o IPCA ao centro da cidade de Barcelos, materializado hoje com a inauguração da Escola Superior de Design, nas instalações da antiga Escola Primária Gonçalo Pereira.

A presidente do IPCA elencou os projetos que estão a decorrer com apoio do PRR e pediu à ministra da Presidência especial atenção aos investimentos suportados pelas autarquias de Guimarães e de Esposende, que não beneficiaram, até agora, de comparticipação governamental, referindo que serão “dois equipamentos muito importantes para o turismo, que deveriam merecer uma especial atenção, em termos de financiamento, por parte do PRR e do PT 2030”.

Maria José Fernandes prosseguiu, fazendo uma resenha deste último ano, durante o qual a instituição chegou aos 7200 estudantes, um crescimento de cerca de 8% face ao ano letivo transato. Ainda nas palavras da Presidente do IPCA: “2023 foi um ano histórico para o ensino superior politécnico, com a aprovação da lei que outorga às Instituições Politécnicas a lecionação de doutoramentos e a alteração da denominação para Universidades Politécnicas, o que se traduzirá em maior reconhecimento nacional e internacional”.

A presidente do IPCA lembrou à ministra que, este 29º aniversário da instituição, ficará para a história, já que, pela primeira vez, se prevê um ano sem subfinanciamento. “O IPCA continua ainda a ser a Instituição de Ensino Superior pública que menos verbas recebe de transferências do orçamento do Estado, mas finalmente, por força, da alteração do modelo de financiamento, almeja-se uma luz ao fundo do túnel e um fim à vista neste domínio, e em 2024 haverá já uma correção”, apontou Maria José Fernandes.

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência lembrou que há 29 anos, Portugal estava, como hoje, numa fase de crescimento, com recurso a financiamento europeu, resultado da adesão do país à União Europeia, o que permitiu a regiões como a do Cávado e a do Ave um extraordinário desenvolvimento, para o qual a criação e posterior crescimento do IPCA foi fundamental. Na sua perspetiva, os politécnicos são fulcrais para o desenvolvimento das regiões, pelo “saber técnico e especializado e pela inovação que aportam ao tecido económico e empresarial”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, salientou que a Escola Superior de Design, inaugurada minutos antes da sessão, representa um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, dos quais cerca de 600 mil financiados pelo FEDER, “que não só vai ao encontro da estratégia de desenvolvimento do IPCA, como responde ao desafio de atração de jovens ao centro de Barcelos, de fomento da dinamização da cidade, de incentivo à produção de ciência, à criatividade e à fruição da cultura”.

João Salazar, Presidente da AAAIPCA, incentivou os estudantes presentes à participação nas atividades que a Associação e o IPCA promovem.

O IPCA atribuiu distinções aos docentes que obtiveram o grau de doutor e título de especialista em 2023 e entregou Prémios de Mérito aos estudantes com melhor desempenho académico concedidos por empresas e entidades parceiras.

A fechar a sessão, Maria José Fernandes anunciou a surpresa que marca o início das comemorações dos 30 anos do IPCA: o Hino do IPCA, interpretado por estudantes dos Grupos Académicos da instituição. O momento musical foi protagonizado por estudantes do Conservatório de Música de Barcelos.

Ler artigo completo