Uma empresa de comunicações decidiu vender uma lata característica do Lago de Como, em Itália, como recordação a quem pretende uma memória do espaço, que é conhecido pela sua beleza e que se tem tornado cada vez mais popular. Segundo o gabinete de turismo da Lombardia, mais de 5,6 milhões de pessoas visitaram o Lago de Como em 2023.
A novidade implementada pela ItalyComunica revela que os turistas podem, agora, adquirir uma lata de 400 mililitros com uma recordação peculiar no seu interior: "ar 100% autêntico" recolhido do Lago, por 9,90 euros a unidade, avança a CNN Internacional.
A iniciativa é apresentada por um porta-voz da empresa, citado pelo mesmo meio de comunicação, que diz que a lata visa "criar uma lembrança que possa ser facilmente transportada numa mala pelos turistas" e que seja, ao mesmo tempo, "original, divertida e até provocadora".
O especialista em marketing, Davide Abagnale aponta que a lembrança "não se trata de um produto, mas de uma recordação tangível que se leva no coração".
Em 2022, o empresário já tinha criado um site de comércio eletrónico para vender cartazes do Lago de Como, uma ideia que lhe surgiu durante a lua de mel em São Francisco e Los Angeles. Afirma ainda que a lata pode ser reutilizada como porta-canetas, assim que o ar acaba.
"É uma ideia inovadora, mas não para toda a gente", aponta o presidente da câmara de Como, Alessandro Rapinese, que revela que prefere que os turistas regressem a casa com outras recordações mais características da região, como é o caso dos lenços de seda.
Apesar de tudo, a ideia não é uma estreia. Já tinha sido implementada anteriormente em zonas turísticas como Nápoles e até na Islândia.
Leia Também: Papa pede que guerra seja banida no mundo e volta a apelar à paz