Os efeitos da depressão Karlotta, que trazem chuva e vento forte a todo o país, já estão a obrigar a cancelar algumas iniciativas relacionadas com o Carnaval agendadas para sexta-feira, uma vez que, amanhã, o mau tempo continuará a motivar avisos meteorológicos para vários distritos do continente e do arquipélago da Madeira.
É o caso de Guimarães, onde deveria ter-se realizado hoje, pelas 10h, o habitual "Carnaval da Infância", que juntaria centenas de crianças mascaradas pelas ruas da cidade.
Também o município de Barcelos resolveu cancelar o desfile de Carnaval das escolas, previsto para amanhã, devido ao aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) por causa da previsão de chuva intensa e vento forte naquela região.
O Desfile Escolar de Carnaval pelas ruas de Lousada foi igualmente cancelado, mas os festejos mantêm-se dentro da escola.
O corso escolar do Carnaval de Torres Vedras foi esta quinta-feira cancelado, devido ao mau tempo esperado para o dia de amanhã, na sequência da passagem da Depressão Karlotta. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal para garantir "o bem-estar e a segurança" das crianças.
O município de Bragança decidiu cancelar as atividades integradas no programa do Carnaval dos Caretos, previstas para sábado, "seguindo as recomendações do Serviço Municipal de Proteção Civil e tendo como principal objetivo garantir a segurança de pessoas e bens", segundo é revelado nas redes sociais.
Também o desfile de Carnaval das escolas do concelho de Castelo Branco foi cancelado devido à previsão de mau tempo para sexta-feira.
A informação foi avançada pela Câmara Municipal, que evoca o aviso meteorológico amarelo em vigor entre as 9h e as 15h de sexta-feira, dia em que se iria realizar o cortejo.
A Câmara de Santarém foi mais longe e cancelou todos os eventos ao ar livre previstos até domingo.
Nas redes sociais, a Associação de Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz informa que, devido à previsão de mau tempo foi cancelado o desfile de Carnaval Infantil.
A Sul, a junta de freguesia de Quarteira decidiu, "face às condições meteorológicas desfavoráveis" adiar por uma semana o Carnaval Infantil, que fica agendado agora para dia 16.
"A Junta de Freguesia de Quarteira enaltece o trabalho e envolvência das escolas e famílias e todo o investimento realizado para a participação no desfile carnavalesco", lê-se numa publicação feita na página de Facebook da junta.
Nem o arquipélago da Madeira escapa ao mau tempo. No Porto Santo, foi cancelado o tradicional desfile de Carnaval das escolas do concelho, que estava agendado para amanhã, sexta-feira.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera-se para esta quinta e sexta-feira a ocorrência de precipitação, por vezes forte, em especial no Minho e Douro litoral.
Prevê-se também fortes rajadas de vento, que podem atingir os 110 km/h nas terras altas. O IPMA conta com grande agitação marítima, com ondas de 4 a 5,5 metros. Há ainda a possibilidade de ocorrência de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Na sexta-feira, todo o Litoral estará sob aviso amarelo devido à agitação marítima. A partir das 15h, o aviso será agravado para laranja nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro (e mantém-se até às 00h00 de dia 10).
Leia Também: Karlotta já chegou a Portugal. Próximas horas são de chuva e vento forte