Lucros da BP caem 79% no primeiro semestre para 1,9 mil milhões de euros

2 meses atrás 52

A petrolífera britânica anunciou esta terça-feira um aumento de 10% no dividendo para os oito cêntimos por ação. No segundo trimestre, o fluxo de caixa operacional e a dívida líquida da empresa melhoraram.

A petrolífera britânica BP reportou esta terça-feira lucros de 2,1 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) no primeiro semestre deste ano, o que representa uma queda de 79% em relação aos lucros da primeira metade de 2023.

No segundo trimestre, destacou-se pela positiva o cash flow operacional, de 8,1 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros), e a redução da dívida líquida para os 22,6 mil milhões de dólares (ou 20,9 mil milhões de euros). Por outro lado, houve uma perda de 129 milhões de dólares (119 milhões de euros).

Facto é que a empresa anunciou um dividendo por ação ordinária de oito cêntimos, mais 10%, e um programa de recompra de ações de 1,75 mil milhões de dólares, no âmbito do compromisso de anunciar 3,5 mil milhões de dólares para o primeiro semestre de 2024. A BP comprometeu-se ainda a recomprar títulos de 3,5 mil milhões de dólares para o segundo semestre de 2024.

“Os nossos negócios continuam a operar com segurança e eficiência. Estamos a direcionar o foco em todos os negócios e a reduzir custos, tudo enquanto construímos momentum na nossa jornada para 2025”, comentou o CEO da BP na mensagem publicada com o relatório e contas, divulgado esta manhã, antes da abertura dos mercados europeus.

“O nosso recente avanço no desenvolvimento da Kaskida no negócio do Golfo do México e a decisão de assumir a propriedade total da BP Bunge Bioenergia, enquanto reduzimos os planos para novos projetos de biocombustíveis, demonstram o nosso compromisso em ser uma empresa mais simples, mais focada e de maior valor. Tudo isto suporta retornos crescentes para os acionistas, como anunciámos hoje”, referiu Murray Auchincloss.

Ler artigo completo