Mais de 100 pessoas detidas em protestos e vigílias por Navalny na Rússia

7 meses atrás 62

Mais de cem pessoas foram detidas durante protestos e vigílias pela morte do opositor Alexei Navalny em várias cidades da Rússia. A informação é avançada pela organização não governamental (ONG) russa OVD-Info, que acompanha as detenções no país.

Do total de 101 detenções, a maioria (64) ocorreu na cidade de São Petersburgo. Seguem-se as cidades de Nizhny Novgorod (15) e Moscovo (11). Há ainda registo de detenções noutras cidades como Taganrod, Briansk, Krasnodar, Tver e Belgorod.

Na sexta-feira, a mesma ONG informou que um jovem com um cartaz onde se lia "Assassinos" foi detido perto de um monumento a vítimas da repressão política na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no centro de Moscovo.

Outra moscovita foi levada para a esquadra policial quando protestava em frente ao Muro da Dor, erigido na avenida Sakharov, batizado com o nome do dissidente soviético e prémio Nobel da Paz Andrei Sakharov, físico nuclear. A jovem brandia um cartaz com a frase "Hoje morreu Alexei Navalny".

More than 100 people have been detained across Russia for laying flowers in memory of Navalny

Also, in many cities, employees of public utilities and unknown people began removing flowers and candles from memorials - for example, in Moscow, flowers were taken away from the… pic.twitter.com/dWDTJKv38s

— NEXTA (@nexta_tv) February 17, 2024

First arrests in Moscow .
The police detained a young man who went out into the street with a poster with one word: "Murderer." The boy stood at Navalny's spontaneous memorial site for just a few moments. pic.twitter.com/MBMvhEJLo8

— Belsat in English (@Belsat_Eng) February 16, 2024

In Moscow and St. Petersburg, Russians who took part in a rally in memory of Navalny began to be detained. pic.twitter.com/OzGR5c49XW

— NOELREPORTS 🇪🇺 🇺🇦 (@NOELreports) February 16, 2024

In Moscow 🇷🇺, everyone who tries to lay flowers at the Solovetsky Stone, in memory of Navalny, is detained. pic.twitter.com/Z8FAxBmIIZ

— Jason Jay Smart (@officejjsmart) February 16, 2024

Alexei Navalny, de 47 anos, morreu na sexta-feira numa prisão do Ártico para onde tinha sido transferido em dezembro para cumprir uma pena de 19 anos sob "regime especial", segundo o serviço penitenciário federal da Rússia.

Ter-se-á sentido mal depois de uma caminhada, entrou em paragem cardiorrespiratória e os médicos da prisão e os dos serviços de socorro que acorreram à prisão não conseguiram reanimá-lo. Até ao momento, a equipa de Navalny não confirmou esta informação, mas destacados dirigentes ocidentais e apoiantes do opositor já se pronunciaram para responsabilizar Putin pela sua morte.

Pode ver, na galeria acima, imagens de algumas vigílias em cidades russas. 

Leia Também: Reino Unido considera Rússia responsável pela morte de Navalny

Ler artigo completo