Medicina Regenerativa: o futuro da beleza

20 horas atrás 20

A medicina estética, tradicionalmente focada em técnicas e em procedimentos que melhoram a aparência externa dos pacientes, tem atravessado ao longos dos últimos anos uma revolução significativa impulsionada pelo desenvolvimento de tecnologias e terapias inovadoras.

Hoje, é cada vez mais trabalhada de uma forma profunda e biológica, sendo a medicina regenerativa–que se foca na restauração e revitalização dos tecidos através da estimulação dos processos naturais de regeneração do corpo–a mais recente abordagem no rejuvenescimento e no abrandar de forma eficaz os efeitos do tempo.

Vista como o futuro da medicina estética, a medicina regenerativa representa uma mudança de paradigma na forma como são tratados o envelhecimento e as alterações cutâneas. Em vez de se limitar apenas a disfarçar os sinais do tempo, a medicina regenerativa procura reparar e rejuvenescer os tecidos a nível celular, restaurando a vitalidade e a função natural da pele.

Esta abordagem não trata apenas os sinais de envelhecimento como também tem a capacidade de reverter os danos celulares responsáveis pelo mesmo. Na área da beleza, isto traduz-se em tratamentos que vão além da simples correcção de imperfeições superficiais e que buscam uma verdadeira regeneração e rejuvenescimento celular.

A crescente procura por estes tratamentos está principalmente ligada não só ao crescente envelhecimento da população e aos avanços tecnológicos e científicos que possibilitam uma melhoria da compreensão dos processos biológicos subjacentes ao envelhecimento cutâneo, como também às mudanças nas expectativas dos pacientes que procuram resultados mais naturais e duradouros com menor risco de complicações.

A medicina regenerativa, na área da medicina estética, combina princípios de biologia celular e engenharia tecidual, indo muito além do rejuvenescimento. Permite uma abordagem individualizada, personalizada, onde os tratamentos são ajustados às necessidades específicas de cada indivíduo, considerando também factores como genética e estilo de vida, e com o avanço da epigenética, é possível ambicionar mesmo, preverou prevenir o envelhecimento a nível molecular, tornando os tratamentos estéticos mais eficazes e duradouros.

Procedimentos como o recente e revolucionário Profhilo Structura (ácido hialurónico que restaura a camada de gordura subcutânea), ouso de plasma rico em plaquetas(PRP), a utilização de células-tronco, exossomas, tecnologias como laser, micro agulhamento, substâncias que actuam como bioestimuladores ou a aplicação de PDNR entre outros, têm demonstrado resultados impressionantes ao estimular a regeneração celular, aumentara produção de colagénio, elastina e outros componentes da matriz extracelular, promovendo uma pele mais saudável e rejuvenescida, sempre utilizando os mecanismos biológicos de reparação e regeneração do próprio corpo.

Na Avenue Clinic, defendendo uma abordagem que se enquadra na medicina estética regenerativa, valorizamos o equilíbrio e a harmonia promovendo uma aparência confiante e natural, recorrendo às diversas tecnologias e a tratamentos



Ler artigo completo