Morreu Jerry West, o homem do logótipo da NBA

3 meses atrás 36

É uma das maiores figuras da história do basquetebol e da NBA. Jerry West morreu esta quarta-feira, aos 86 anos. O antigo base é uma das glórias dos Lakers e da Liga, sendo mesmo a silhueta dele que está no logótipo da NBA.

Jerry West foi jogador na década de 60 e 70, sempre ao serviço dos LA Lakers. Nas 14 temporadas que jogou, o antigo base marcou a Liga pela velocidade, lançamento e capacidade criar lançamentos que, naquela altura, eram uma fuga à normalidade. West ajudou os Lakers a chegar a nove finais da NBA, sendo que perdeu oito delas, quase sempre para os super-Boston Celtics, de Bill Rusell.

Aliás, as exibições de Jerry West nas finais contra os Celtics eram de tal forma impressionantes, que a NBA premiou-o com o prémio de MVP das finais, mesmo tendo perdido, algo que nunca mais voltou a acontecer. Em 1972, venceu o seu único título, quando os Lakers já tinham o também mítico Wil Chamberlain, equilibrando assim a balança, contra os NY Knicks.

Terminou a carreira em 1974 com 25,192 pontos, estando atualmente no 25º lugar da lista de melhores marcadores. Foi ainda 14 vezes all-star, melhor marcador e jogador com mais assistências de uma temporada e tem o seu número, o 44, retirado no pavilhão dos Lakers.

Brilhou também como diretor

Depois de se despedir como jogador e de ter uma curta experiência como treinador, Jerry West brilhou como diretor, o chamado General Manager. Como GM dos Lakers, entre 1982 e 2000, ajudou a equipa a vencer cinco títulos de campeã nos anos 80, ao lado de Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar ou do treinador Pat Riley.

@Getty /

Depois, na década de 90 voltou a construir uma equipa lendária para os Lakers, ao conseguir trocar por Shaquille O'Neal e ao escolher o lendário Kobe Bryant, quando este estava ainda no secundário, isto tudo no verão de 1996. Com Kobe criou mesmo uma relação de enorme amizade e respeito, sendo um dos mais afetados quando o base morreu, em janeiro de 2020. Venceu o título de 2000, mas, divergências com o então treinador Phill Jackson, fizeram com que já não estivesse na franquia para os títulos de 2001 e 2002.

Passou depois pelos Memphis Grizzlies e pelos Warriors, antes de se juntar à outra equipa de Los Angeles, os Clippers. Aí, foi o grande responsável pelas contratações de Kawhi Leonard e Paul George. Nos últimos anos, continuou a estar ligado à equipa, mas num papel de consultor.

Conhecido pela alcunha de «o logo», Jerry West foi uma das pessoas mais dedicadas ao crescimento e amadurecimento da NBA. A Liga tem sofrido várias perdas no último ano, com West a juntar-se a Bill Russell e a Bill Walton, que também faleceram recentemente. 

Ler artigo completo