“O livro é uma reinvenção constante”

9 meses atrás 83

Se o livro é a base de qualquer sociedade, compactando histórias de uma forma simples, fácil de transportar (sim, talvez tenha sido um dos primeiros exemplos de portabilidade) e altamente partilhável (sim, é só querermos), então, falemos agora de uma plataforma, regida por Inteligência Artificial, que viabiliza a publicação, distribuição e venda de livros independentes.

Fundado em 2009, o Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação de língua portuguesa. Nasceu no Brasil e chegou a Portugal em abril de 2023. Até ao momento, já foram publicados mais de 90 mil livros nos dois países, mas o objetivo não é ficar por aqui.

A expansão para o mercado espanhol tem por meta, no primeiro ano de operações em Espanha, assegurar 5% de todos os livros publicados no país, para depois expandir esse número para 20% no espaço de cinco anos. A aposta tem uma explicação simples: além de ser um dos principais idiomas do mundo, com cerca de 540 milhões de falantes, é também um mercado vasto e diversificado, com alguma proximidade cultural com o português. Um aspeto que pesou na decisão de “passar a fronteira”, uma vez que já existia uma infraestrutura logística preparada.

O mercado de língua inglesa está, igualmente, no radar, e será realidade ainda este mês, sendo que o anúncio da chegada do Clube de Autores à região Ásia-Pacífico, também previsto para este ano, atesta a vitalidade e ambição deste “Clube”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo