OCDE: Portugal foi o quinto país que mais cresceu em 2023

8 meses atrás 65

“As estimativas anuais iniciais indicam que o crescimento do PIB da OCDE abrandou para 1,6% em 2023, em comparação com 2,9% em 2022, num contexto de inflação subjacente mais elevada na área da OCDE”, revela o relatório da OCDE.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) terminou o ano de 2023 a registar um abrandamento para 1,6%, um valor que fica abaixo do registado em 2022, que se situou nos 2,9%.

“As estimativas anuais iniciais indicam que o crescimento do PIB da OCDE abrandou para 1,6% em 2023, em comparação com 2,9% em 2022, num contexto de inflação subjacente mais elevada na área da OCDE”, aponta o relatório da OCDE.

Entre os 27 países pertencentes à organização, Portugal foi uma das economias que mais cresceu em 2023, ocupando o quinto lugar com uma variação de PIB de 2,3%. A nossa economia conseguiu superar a média da União Europeia (UE) e da zona euro, ambas a registar uma variação do PIB de 0,5%.

A Costa Rica superou a economia portuguesa, tendo atingindo uma variação no PIB de 5,1%, seguida do México, com 3,1%, e dos Estados Unidos e Espanha, ambos com uma variação de 2,5%.

No total, foram dez os países da organização que registaram uma contração no PIB, com a Estónia a registar o pior resultado, seguida da Irlanda, Hungria, Letónia e Áustria.

Apesar de Portugal se situar no quinto lugar da OCDE em termos de maior crescimento do PIB, o país registou uma grande queda face ao resultado do PIB atingindo em 2022, que se situou nos 6,8%.

Ler artigo completo