Octacampeão europeu: afinal, que Lyon é este que vai defrontar o Benfica?

7 meses atrás 62

O sorteio realizado esta terça-feira, na Liga dos Campeões feminina, ditou que o Benfica marcasse encontro com o Lyon, nos quartos de final da prova. 

Tal como a fase da competição o exige, a qualidade das equipas presentes já está num nível bastante exigente e, por isso, não havia muita hipótese de escolha. Ainda assim, pode dizer-se que, dos possíveis adversários, calhou às águias aquele que é teoricamente mais complicado, uma vez que o Barcelona, atual campeão europeu, não podia defrontar o Benfica. 

Atual bicampeão francês, o Lyon tem sido a grande referência do futebol feminino europeu nas últimas duas décadas. A equipa francesa, além de dominar a realidade interna - com 16 campeonatos conquistados nas últimas 18 edições -, é também a maior detentora de títulos europeus, tendo conquistado oito (!) Ligas dos Campeões nas últimas 13 edições

Liderada por Sonia Bompastor, técnica luso-descendente, esta equipa do Lyon já teve oportunidade de defrontar o Benfica no passado recente. Os últimos (e únicos) confrontos foram em 2021, na fase de grupos da Liga dos Campeões, e terminou com o triunfo francês por 5-0 em ambos os jogos. Nessa temporada, a formação de Lyon chegou à final e derrotou o Barcelona, conquistando o seu oitavo troféu na competição. 

Agora, e depois da recente exibição do Benfica diante do Barcelona, é expetável que a resposta encarnada seja diferente, mas nem por isso o nível do adversário é inferior. Com nomes como Wendie Renard, Selma Bacha, Sara Dabritz, Marozsnán, Cascarino, Le Sommer ou Ada Hegerberg - esta é uma equipa que impõe respeito e que certamente vai criar muitas dificuldades ao Benfica. 

Os encontros serão no próximo mês de março, nos dias 19/20 e 27/28, e do lado encarnado há ainda a dúvida se o jogo terá lugar no Seixal, habitual casa da equipa feminina, ou no Estádio da Luz. 

Ler artigo completo