A Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, uma organização não governamental, vai enviar, esta sexta-feira, nove operacionais e dois cães para ajudar Espanha nas buscas após as inundações em Valência. A operação foi coordenada entre a própria associação, a embaixada de Espanha em Portugal e alguns bombeiros espanhóis, sem passar pelo Governo português.
"Em estreita articulação com a embaixada de Espanha e alguns colegas bombeiros de Espanha iremos enviar nove operacionais devidamente equipados com material de socorro, abertura de acessos e dois cães de busca e salvamento. Nesta altura, toda a ajuda é pouca", escreveu a Associação Portuguesa de Busca e Salvamento no Facebook.
Assim que chegar a Espanha, a equipa de portugueses vai dirigir-se ao centro de Valência para começar as operações de socorro.
As autoridades espanholas reconheceram na quinta-feira que ainda permanecem "dezenas e dezenas" de pessoas desaparecidas no sudeste do país, 48 horas depois das dramáticas inundações que já provocaram pelo menos 158 mortos.
Esta foi a primeira vez que as autoridades espanholas forneceram uma possível estimativa do número de pessoas desaparecidas na sequência da intempérie, já classificada como uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos em Espanha.
A região mais afetada foi a Comunidade Valenciana, no leste do país, com chuvas com níveis inéditos, que fizeram acionar os alertas e avisos mais graves da proteção civil e da meteorologia na terça-feira à noite.
Leia Também: Tragédia em Espanha. Líder da Apple garante que fará doação