Parlamento no "caminho certo" para ratificar adesão da Suécia este mês

7 meses atrás 59

"A boa notícia é que a nossa atual disputa com a Suécia está a caminhar para uma conclusão", afirmou Orbán num discurso sobre o Estado da Nação.

"Juntamente com o primeiro-ministro sueco, demos passos importantes para reconstruir a confiança", acrescentou, sem dar detalhes.

"Estamos no bom caminho para ratificar a adesão da Suécia à NATO no início da sessão parlamentar da primavera", sublinhou o primeiro-ministro húgaro.

A próxima sessão do parlamento húngaro tem início em 26 de fevereiro.

Na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, disse que a Suécia esperava que o parlamento húngaro ratifique a sua entrada na Aliança Atlântica no início da sua próxima sessão.

Billström reiterou que não haveria negociações entre Estocolmo e Budapeste relativamente a esta ratificação, em reação ao convite do Orbán ao seu homólogo sueco, Ulf Kristersson, para ir à Hungria para "negociar" esta adesão.

"Não há nada a negociar. Se houver uma visita, não será uma negociação, o primeiro-ministro disse isso muito claramente", acrescentou o ministro sueco.

Budapeste, que deu o seu apoio de princípio mas que se arrasta há meses, apela a Estocolmo para que pare com a sua política de "difamação" em relação ao governo húngaro, acusado de deriva autoritária.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Suécia anunciou a sua candidatura à NATO em maio de 2022, ao mesmo tempo que a Finlândia, que em abril de 2023 se tornou o 31.º membro desta organização depois de todos os seus membros terem ratificado a sua adesão.

Leia Também: Orbán promete para breve ratificação húngara de adesão da Suécia à NATO

Ler artigo completo