Patrão condenado após trabalhador ser esmagado até a morte

6 meses atrás 70

Um fornecedor de granito e quartzo e o seu patrão foram condenados depois de um trabalhador ter sido esmagado até à morte, no que foi descrito como "um acidente totalmente evitável".

Robert Czachracz morreu quando ficou preso debaixo de duas lajes de granito de 250 kg enquanto trabalhava para a Graniteland Limited em 30 de novembro de 2020, em Halesowen, Inglaterra. 

O homem de 46 anos estava a desempacotar e a mover as lajes para prateleiras de armazenamento com recurso a empilhadora, nas instalações da empresa, quando estas caíram.

Czachracz foi esmagado contra uma empilhadora enquanto operava o controlo do guindaste. A sua morte foi declarada no local. 

Uma investigação foi lançada pelo Executivo de Saúde e Segurança (HSE) que concluiu que a empresa e o seu diretor não implementaram formação de pessoal nem desenvolveram sistemas de trabalho seguros para descarga, carregamento e manuseamento de lajes.

Não foram encontradas evidências de que os trabalhadores tivessem sido treinados e os inspetores descobriram que a ponte rolante e a empilhadora também não tinha sido examinadas minuciosamente, conforme exigido por lei.

A empresa foi multada em mais de 21 mil euros e o seu diretor, Shu Lai Li, deve completar 120 horas de trabalho não remunerado.

Leia Também: Dois mortos e 526 acidentes mostram "problema de sinistralidade" da VCI

Ler artigo completo