Polícia carrega sobre manifestantes em protesto em Tel Aviv

7 meses atrás 79

O incidente ocorreu quando a marcha se deslocava da Praça Habima para a Rua Kaplan, onde o trânsito foi bloqueado e, segundo os meios de comunicação israelitas, várias testemunhas assistiram a, pelo menos, "uma detenção violenta".

Alguns familiares das pessoas raptadas em Gaza criticaram hoje Netanyahu por considerar que não está a fazer o suficiente para obter a libertação dos seus familiares, raptados pelo Hamas a 07 de outubro do ano passado.

Houve também uma concentração em Haifa de manifestantes que exigiram a convocação imediata de eleições antecipadas, num protesto em que defenderam que Netanyahu agiria de forma diferente se um dos seus filhos fosse raptado.

O mais recente conflito entre Israel e o Hamas foi desencadeado pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita, matando cerca de 1.140 pessoas, na maioria civis, e fazendo mais de 200 reféns, segundo números oficiais de Telavive.

Em retaliação, Israel, que prometeu eliminar o movimento islamita palestiniano considerado terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo as autoridades locais tuteladas pelo Hamas, já foram mortas mais de 26 mil pessoas -- na maioria mulheres, crianças e adolescentes.

O conflito provocou também cerca de 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

Ler artigo completo