Porque o Natal é amor, 5 atividades memoráveis para incluir toda a família

6 meses atrás 179

A época natalícia é um momento de companhia, diversão e muita conversa. Para muitos idosos, é um dos únicos momentos do ano em que a família toda se reúne à volta da mesa e passa horas seguidas a rir, enquanto come os tradicionais pratos e as típicas sobremesas.

Porém, algumas famílias podem ter dificuldade em arranjar atividades estimulantes para incluir os seus familiares idosos, acabando por, ainda que inconscientemente, os deixar sós.

Para contornar esta situação, a Lares Online, plataforma gratuita que ajuda famílias a fazerem uma escolha segura de lar, sugere cinco atividades para juntar toda a família, dos 8 aos 80, e ter uma época de natal inesquecível.

As atividades sugeridas são:

Fazer um presépio vivo: A magia do natal vive-se em conjunto. De forma a estimular física e mentalmente o familiar idoso, pode-se fazer um presépio vivo, dividindo tarefas por toda a família. Os tios podem ficar responsáveis pela confeção da roupa, os avós e os netos pela pintura do cenário, e os primos pela história que se vai ler em voz alta. Juntar a família para cozinhar: Os doces da avó e a água-pé do avô, cuidadosamente produzidos, são memoráveis. Todos anseiam por provar, durante o Natal, as típicas iguarias que fazem crescer água na boca. Este ano, pode-se aproveitar para aprender com os mais velhos e cozinhar em conjunto. Além de ser um momento que promete muita diversão, permite que as receitas passem de geração em geração.Fazer arranjos florais: Qualquer mesa fica mais bonita com um arranjo floral. Durante a época natalícia, o azevinho é já convidado permanente de muitas casas e, por isso, reunir a família para decorar todos os cantos do lar com esta e outras plantas – desde que benéficas para toda a gente – pode criar um momento de proximidade e carinho entre todos, permitindo, ainda, que o avô e a avó relembrem histórias do seu passado enquanto vão fazendo fazendo os arranjos.Criar um momento de criação e leitura de poemas de natal: Estimular a imaginação do familiar idoso é essencial, de forma a trabalhar a sua capacidade mental. Em muitas famílias, é tradição fazer espetáculos antes da meia-noite, a marcante hora de abrir as prendas. Assim, este ano, netos e avós podem-se juntar para escrever poemas alusivos ao natal e recitá-los para toda a família. É sempre de admirar o bom humor dos mais velhos.Ver vídeos e fotos de natais anteriores: Existem, algures em casa, registos fotográficos e de vídeo de natais anteriores, passados em família. E sempre que alguém os encontra, prometem-se momentos de muito riso e falatório sobre as boas memórias criadas. Seja porque alguém estava mais magro, ou porque o bebé da família já tem hoje 20 anos, é garantido que a memória dos familiares mais idosos vai ser estimulada – e que até eles se vão lembrar de coisas de que já mais ninguém se recordava.
Ler artigo completo